“Eu já achava que sabia de tudo, a natureza e nossos pais ensinam muita coisa a gente, não tenha dúvida, but, através das formações que participo da Adel e do acompanhamento dos técnicos, eu percebi que temos muito a aprender para melhorar nossa produção e, para acessar o mercado, é preciso investir em gestão, coisa que não tinha muita noção”.

Work on the farm is an activity that Gilberto, 65 years, learned since childhood with his father and transferred to the four sons, que cresceram vendo ele trabalhar com agricultura de subsistência e criando bovinos, caprinos e ovinos na propriedade. Acreditar que, por meio da cooperação o meio rural poderia alcançar desenvolvimento, foi outra expertise que Gilberto percebeu desde cedo. In 1987, juntamente com outros agricultores da comunidade de Canafístula, onde reside até hoje, fundou a Canafístula farmers ' Community Association (ACAC) com o objetivo de buscar melhorias para a comunidade.

Gilberto é um dos primeiros agricultores a participar e a apoiar as atividades desenvolvidas pela Adel na região, que começou a mudar as práticas de produção na propriedade dele. A partir do diagnóstico das potencialidades da comunidade, oficinas, dias de campo e do contato com os técnicos da Adel, ele decidiu, juntamente com os demais produtores da associação, investir na produção de caprinos e ovinos, um grande potencial na comunidade.

Today, ele afirma que o apoio da Adel foi importante para que pudesse transformar a criação de caprinos e ovinos em um negócio rural. “Eu já achava que sabia de tudo, a natureza e nossos pais ensinam muita coisa a gente, não tenha dúvida, but, através das formações que participo da Adel e do acompanhamento dos técnicos, eu percebi que temos muito a aprender para melhorar nossa produção e, para acessar o mercado, é preciso investir em gestão, coisa que não tinha muita noção”, says. Gilberto aprendeu também que é importante conhecer o mercado que compra o seu produto e a valorizar a mercadoria. Today, ele estoca parte da produção para vender em períodos de entressafra, com a mercadoria valorizada.