I Intercâmbio da Rede de Jovens Empreendedores Rurais

Ontem (22/10), a Rede de Jovens Empreendedores Rurais em parceria com a Adel e a Sociedade Brasileira de Estudos, Pesquisas e Tecnologia (SBEPT) realizou o primeiro Intercâmbio da Rede de Jovens Empreendedores.

Cinco jovens dos municípios de Pentecoste e Apuiarés estiveram participando desta iniciativa que viabiliza a compreensão da juventude rural sobre o uso racional da água no semiárido, através de visitas a empreendimentos com tecnologias sociais voltadas para a sustentabilidade hídrica.

O roteiro iniciou nas comunidades quilombolas remanescentes de Horizonte/CE, onde é desenvolvido a Horta Hidropônica do Projeto Hidropônia Quilombola, um empreendimento comunitário desenvolvido pela comunidade local que utiliza a técnica de cultivar plantas sem solo. Em seguida, visitaram a Hidropônica Serrote em Maranguape/CE, para conhecer a produção de hortaliças em sistema protegido. Por último, os jovens conheceram na propriedade do Sr. Cesar Nogueira, a produção de tomate cereja pelo sistema de gotejamento e microaspersão.

Segundo Gabriela Santos, uma das jovens que participou do intercâmbio, a experiência foi bastante inspiradora. “O conhecimento que adquirimos neste intercâmbio articulado pela Rede e a Adel e outras parcerias foi motivador. A oportunidade de conhecer tecnologias que podem transformar a nossa convivência com a falta de água e aprimorar nossos empreendimentos foi fantástico”, relata.

A Rede de Jovens Empreendedores Rurais é apoiada pela Adel, tem como propósito mobilizar e engajar jovens de comunidades rurais em uma experiência de compartilhamento, cooperação e aprendizagem sobre os desafios, soluções e boas ideias de empreendimentos e projetos que contribuem para transformar suas realidades.

Compartilhar: