Inscrições abertas para o PJER no Amazonas

Jovens amazonenses. Foto: Banco de imagens Casa do Rio

Esta semana, a Adel iniciou em parceria com a Casa do Rio, organização que atua na Região Norte, as inscrições para a primeira turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Essa é a primeira turma do PJER realizada fora da região Nordeste. Faz parte da aliança estratégica firmada ao final de 2018 entre as duas organizações.

O PJER é uma tecnologia social criada há dez anos pela Adel que cria oportunidades para jovens empreenderem em suas próprias comunidades. O Programa já beneficiou no Ceará mais de 3000 jovens e consolida seu processo de expansão este ano. Além do Amazonas, neste segundo semestre a Adel realiza a formação empreendedora do PJER no Ceará e no Rio Grande do Norte.

O Programa é composto por quatro (4) componentes: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso às tecnologias de informação e comunicação. Inicialmente, os jovens selecionados no Amazonas participarão do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Social.

O curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os jovens na elaboração de seus projetos de negócio, tanto com fins econômicos ou sociais. O Projeto de Negócio é imprescindível para acessar os demais componentes do Programa que permitirão a implementação de suas ideias.

Toda a formação no Amazonas será acompanhada pela equipe de Programas da Adel e contará com a atuação de dois jovens amazonenses, Alexandra Guimarães, 20, e Tiago Lima, 20, ambos do município Careiro Castanho (AM), que estiveram participando no período de abril a julho deste ano de um intercâmbio na Adel.

Os jovens estiveram em Pentecoste, no Ceará, onde foram formadas as primeiras turmas do PJER, conhecendo experiências exitosas na área de empreendedorismo rural no município e em outras localidades vizinhas. Além do aprendizado técnico, o intercâmbio permitiu o compartilhamento de experiências com jovens que estão dando uma nova cara ao sertão e desenvolvendo seus empreendimentos e comunidades.

Os jovens retornaram para Careiro Castanho dia 14 de julho para iniciarem o processo de mobilização e seleção para a turma do PJER no estado do Amazonas. Em uma primeira etapa, serão selecionados 25 jovens de Careiro Castanho e do entorno da BR-319 para participarem do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Social. “Pela primeira vez saímos da nossa região e de nossa zona de conforto em busca de mudar e contribuir com o desenvolvimento em nossa localidade. Foi uma experiência nova e incrível”, finaliza Alexandra Guimarães.

“Acredito que a educação muda o mundo, porque ela muda as pessoas. Então, nesse próximo semestre, que a gente possa levar essa tecnologia social para o Amazonas, para que jovens que também estão sem perspectivas lá na localidade, possam ser protagonistas de suas histórias. Ter a oportunidade de ser um dos precursores do desenvolvimento local na minha cidade me faz sentir um orgulho muito grande”, ressalta Thiago Lima.

Sobre as inscrições

As inscrições para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) no Amazonas estão abertas até o dia 09 de agosto. Podem participar da seleção jovens com idade entre 18 e 32 anos, que tenham concluído o Ensino Médio e residam no município Careiro Castanho e/ou no entorno da BR-319.

As inscrições e o curso são gratuitos e a formação será realizada no nosso Centro de Formação Saberes da Floresta (Sítio Amaras, estrada do Manaquiri), com o início das atividades previsto para o dia 2 de setembro. Os interessados podem preencher a ficha de inscrição on-line (https://tinyurl.com/y393oa62), ou realizar a inscrição na nossa sede (Av Manoel Gadelha s/n, distrito, Careiro/AM).

Compartilhar: