Irmãos empreendem na área de piscicultura

Os irmãos Jean Henrique (25), Joy Bruno (21) e Jayson Breno (20), residentes na comunidade de Matões, no município de Caucaia, desde pequenos sonharam com sua autonomia financeira.

Filhos de agricultores, eles sempre ajudaram os pais no cultivo de hortaliças, principal renda da família. Entretanto, como a horticultura não dava muito lucro e a família tinha outras necessidades, os pais de Jean, Joy e Jayson decidiram criar peixes no quintal da casa, uma ideia que surgiu com o intuito de complementar a renda.

A criação de peixes inicialmente apresentou muitos resultados. Existia uma demanda de mercado e toda a família colaborava no processo de limpeza e coleta dos tanques. Após alguns meses, a falta de conhecimento em gerenciar e manusear o processo de criação de peixes acabou parando a produção.

Joy, Jean e Jayson , jovens beneficiados pelo programa, (da esquerda para a direita).

Com o empreendimento de piscicultura desativado, a família buscou novas alternativas e o desejo de empreender na área foi prolongado por alguns anos. Jean, Joy e Jayson tinham vivenciado a experiência com os pais e juntos “teimaram” em criar os peixes novamente. Infelizmente, eles não conseguiram gerenciar a produção e o negócio não obteve êxito.

Nesse ínterim, os amigos da comunidade de Matões compartilharam com eles que as inscrições do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócio da Adel estavam abertas. Jean e Joy não perderam a oportunidade e ingressaram no curso em agosto de 2014. Em 2015, o irmão mais novo, Jayson, também fez o curso. Após a formação, decidiram investir no antigo sonho deles e reativaram o empreendimento de piscicultura.

Para os irmãos, a Adel foi essencial no processo de reinstalação da piscicultura. “O curso da Adel foi a melhor coisa que nos aconteceu naquele momento de indecisão, juntamos teoria e prática sobre aquicultura continental tudo que precisávamos para ser um bom piscicultor e através desses grandes parceiros e amigos hoje temos uma visão de futuro bem ampla. Nosso empreendimento esta caminhando muito bem, colocamos em prática tudo que aprendemos com êxito. O curso foi fundamental e inesquecível. Não só aprendemos, a gente viveu tudo aquilo”, relata Joy.

Joy Bruno, jovem beneficiado pelo programa.

Atualmente, os jovens irmãos são responsáveis pelo gerenciamento, manuseio, mão de obra e todos os processos de produção do empreendimento. Eles vendem direto para o consumidor final e para os programas do governo federal (PAA E PNAE).

Os jovens Jean, Joy e Jayson foram beneficiados pelo Programa Território Empreendedor, tecnologia social realizada pela Adel, em parceria com a BrazilFoundation, Oi Futuro e Acreditar. Uma ação que faz parte do Programa Interagir da Companhia Siderúrgica do Pecém/CSP que busca criar um ecossistema de empreendedorismo socioeconômico na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *