Jovem empreende e descobre vocação como maquiador profissional

Simão Castro, jovem empreendedor rural de São Gonçalo do Amarante

Simão Castro, 23, reside em São Gonçalo do Amarante, município localizado a 55 quilômetros de Fortaleza, a capital cearense. Ele é um dos jovens beneficiados pelo Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais, estratégia da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), que visa impulsionar o desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental com jovens LGBT+ no interior do Ceará.

Simão sempre gostou de áreas como design de moda, publicidade e jornalismo, mas não conseguiu investir na graduação, ingressando no mercado de trabalho logo após concluir o ensino básico. Ele conseguiu um emprego como conferente portuário no Pecém, distrito do seu município. Após alguns meses de experiência, decidiu conciliar suas atividades com a venda de cosméticos.

Ele gostou de empreender e percebeu que estava mais satisfeito e bem remunerado com o trabalho extra. O jovem resolveu sair do trabalho formal e dedicou-se totalmente ao seu novo negócio. E então Simão enxergou um novo nicho de mercado, atrelando suas vendas de cosméticos a prestação de serviços como maquiador. Desde 2014 ele atua na área.

No final de 2018 ingressou em sociedade com outros empreendedores de seu município. Eles abriram um espaço com prestação de serviços variados na área de beleza e estética. Em 2019, Simão conheceu a Adel por meio de outro jovem beneficiado e decidiu ingressar no Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), voltado ao público LGBT+.

Simão pretende expandir seu espaço e buscar mais capacitações voltadas ao seu projeto de negócio. O jovem afirma que o curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social, desde a primeira semana, já fez diferença na sua vida. “Minha família percebeu minhas mudanças, meu posicionamento como empreendedor. Enxerguei algo novo, tenho novas expectativas e sonhos. A Adel é uma organização muito profissional, o conteúdo e a metodologia me encantam em cada formação. Desejo que outros jovens também sejam beneficiados, é uma experiência única e que sou muito grato”, reforça Simão.

O Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais integra as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) e trabalha estratégias de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental em meio rural, no contexto do semiárido do Nordeste brasileiro. Alia o acesso dos jovens beneficiados a conhecimentos, crédito, redes colaborativas e tecnologias. O projeto é realizado em parceria com o Itaú e a consultoria Mais Diversidade.

Compartilhar: