Jovem inova e cria espaço de estética de unhas

Valéria Rodrigues, 19 anos, reside na comunidade Croatá, São Gonçalo do Amarante. Filha de Valmir Elias e Francisca Sandra, é a mais velha de dois irmãos. Muita dedicada, desde pequena buscou sua autonomia e independência financeira.

Seus pais sempre se empenharam na criação dos filhos. Ambos aprenderam o significado do trabalho muito cedo e de valorizar cada bem conquistado. Apesar da pouca escolaridade, o casal sempre incentivou os filhos a estudar e buscar conhecimento, afirmando que passaram muitas dificuldades por falta dele.

Apesar das dificuldades e da falta de oportunidades em sua comunidade, Valéria concluiu o Ensino Médio aos 17 anos. Ainda no mesmo ano, decidiu se casar e começou uma nova fase de sua vida. Mudou-se para Recife e depois de um ano, infelizmente, terminou o relacionamento e retornou para casa. Apesar de todo o desgaste emocional Valéria voltou mais forte e decidida a empreender em um negócio que aprendeu durante esta jornada, a ser designer de unhas. 

No período que esteve em Recife sentiu a necessidade de ajudar o marido e decidiu fazer uns cursos na área. A atividade era apenas um hobby, mas ela se especializou e começou a cobrar pelo serviço.

De volta à Croatá, Valéria passou a divulgar seu trabalho intitulado de “Vall Nails” e começou a conquistar clientes e fortalecer a vontade de investir no que almejava. Diante do número crescente de demandas observou que era preciso mais produtos e conhecimento em gerenciamento.

Após alguns meses, no primeiro semestre de 2015 soube do curso da Adel, enxergou imediatamente a oportunidade e se inscreveu. Ela foi selecionada e encarou todo o processo formativo. Após a formação, Valéria acessou a linha de crédito disponibilizada pela Adel e investiu em equipamentos e acessórios para desenvolver melhor seu trabalho.

Após dois meses do investimento, Valéria afirma que as clientes de “Vall Nails” estão mais satisfeitas. Antes ela não tinha conforto, nem disponibilizava produtos variados e de qualidade para as clientes. Valéria relata também que o número de clientes duplicou e que está muito feliz com o desenvolvimento do seu trabalho e a visibilidade que tem conquistado em sua comunidade.

“Agradeço muito a Adel pela formação, não só como empreendedora, mas como pessoa. Compreendi a importância de valores e principalmente, da família. Hoje tenho meu próprio negócio graças ao meu empenho e o conhecimento que adquiri no curso.” afirma Valéria.

Valéria Rodrigues é uma das jovens beneficiadas pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel, patrocinado pela Petrobras, e apoiado pela Fundação Interamericana (IAF), Oi Futuro e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *