Jovem investe em negócio familiar e alcança novos mercados

_dsc1034-diedoDiego Ferreira Borges, 23, integrante do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) tem uma história diferente da maioria dos colegas que ele encontrou no Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa.

Natural de Fortaleza, único filho homem de três irmãos, migrou para o município de Paracuru, no interior do Estado do Ceará há três anos. Sua vinda para Paracuru foi motivada pelo desejo de permanecer próximo aos pais e também pela falta de oportunidade na capital.

A família de Diego morava há algumas décadas na Barra do Ceará, um dos bairros mais antigos e periféricos da cidade de Fortaleza. Educar os três filhos e enfrentar os desafios cotidianos na cidade não foi fácil, conta D. Euzimar. “Eu sempre conversei com eles sobre a vida, as drogas e as influências nesse mundo, isso foi muito importante diante do número de jovens presos e mortos que temos acompanhado na região que morávamos. Sou feliz, eles sempre foram obedientes e ouviram nossos conselhos”.

Com o apoio e incentivo dos pais Diego sempre se dedicou aos estudos. Ainda adolescente, frequentava a Escola em um turno e no outro auxiliava o pai nas atividades da metalúrgica, pequeno empreendimento familiar. Sr. Zacarias Ferreira, pai de Diego, junto com o irmão, montou o pequeno negócio a partir da necessidade e dos saberes que tinham na área. Sem nenhuma noção de gestão, o foco do empreendimento sempre foi dar conta das despesas básicas da família.

_dsc1064
Pai e filho juntos na metalúrgica

A metalúrgica sempre fez parte da vida de Diego e daí veio sua paixão pela área. “Aprendi muito com meu pai e tio a trabalhar na área, e eu ajudava sem ser remunerado antes, porque gostava muito de estar com eles. Devo minha família o conhecimento em metalúrgica que tenho hoje”, afirma.

Ao concluir o Ensino Médio e completar os dezoito anos, Diego decidiu ter sua própria independência financeira e começou a trabalhar como auxiliar de técnico de impermealizador em uma termelétrica. No mesmo período, ele iniciou o Curso Técnico de Edificações e seus pais decidiram vim embora para Paracuru.

A distância dos pais e as dificuldades de conciliar o curso com o trabalho, logo fizeram Diego repensar suas escolhas. Como seu pai trouxe o ofício que fazia junto e logo começou a disponibilizar os serviços de metalúrgica em Paracuru, Diego veio após dois anos trabalhar auxiliando o pai.

Em Paracuru, a família de Diego encontrou um mercado bastante promissor. No município os serviços da área são escassos e com a habilidade e presteza deles, logo tornaram-se referência na atividade. Mas, os conhecimentos de gestão ainda faltavam e Diego por indicação de uma amiga se inscreveu para o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do PJER.

“Inicialmente fui por curiosidade, mas depois enxerguei que era uma oportunidade de me emponderar mais e saber lidar com algumas situações do nosso negócio que até então eram complicadas de se sobressair”, afirma Diego.

Durante o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Diego elaborou um plano de negócio para ampliar o negócio da família e torná-lo produtivo e confortável para as atividades ali desenvolvidas. Hoje, após seis meses, o negócio está organizado e as atividades são otimizadas. “Os clientes gostaram das reformas e da nossa proatividade depois da nova estrutura”, comenta Diego.

_dsc1074
Diêgo e sua família

O empreendimento de Diego e de sua família é intitulado como uma oficina de esquadrias de alumínio. Ele, o pai e o tio seguem trabalhando juntos e já conseguem alcançar novos mercados. Além dos municípios vizinhos de Paracuru, eles atendem clientes em Fortaleza, com entregas em domicílio. Trabalham com janelas, portas, portões e alumínio em geral.

Diego é um dos jovens beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel que está dando uma Nova Cara ao Sertão. Ele enxergou no empreendedorismo a oportunidade para diversificar e ampliar o negócio familiar, bem como ter sua própria renda.

Compartilhar: