Jovem LGBTQI+ adapta seu Projeto de Negócio durante a pandemia

Simão Castro, 25, mora em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, e trabalha na área de beleza e maquiagem há seis anos. Ele é um dos jovens beneficiados pelo Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais, estratégia da Adel que visa impulsionar o desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental com jovens LGBTQI+ no interior do Ceará.

Com a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, Simão Pedro teve que parar suas atividades e reinventar o seu negócio. “Eu me dedicava mais à área da maquiagem e deixava minha mãe responsável pela parte das vendas. Até que veio a pandemia e tive que mudar meu foco, passei a investir nos cosméticos porque assim era possível continuar empreendendo por meio deles”, explica.

Segundo o jovem, os conhecimentos adquiridos durante as atividades de capacitação realizadas pela Adel lhe ajudaram nesse processo. “Durante o Curso de Empreendedorismo e Protagonismo Social aprendi o significado da palavra resiliência. Percebi o quanto ela esteve presente nos últimos meses deste ano. Apesar das dificuldades, replanejei meu projeto de negócio, estou trabalhando estratégias de marketing digital e agora estou focado apenas nas vendas de cosméticos pelas redes sociais”, enfatiza.

Simão e sua mãe, Lusiclea Castro.

O jovem, que utiliza seu perfil @_simaopedr0 como principal canal de vendas, também passou a oferecer consultoria sobre cuidados com a pele, rosto, corpo, dicas de maquiagens, perfumaria e tratamentos; seguindo, é claro, todos os cuidados de proteção que o período exige.

“Até agora tem dado para fazer a venda de cosméticos e de consultoria pelas redes. Aprendi novas técnicas nesse período e fortaleci a parceria com a minha mãe. Agora as minhas redes sociais são os principais meios de divulgação do meu negócio. A gente sempre encontra um jeito para continuar, apesar de ser muito difícil. Pretendo seguir com tudo isso após a pandemia, é uma nova forma de empreender”, reforça Simão. Confira no vídeo como  o jovem conseguiu contornar as dificuldades.

Sobre o Projeto

O Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais integra as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) e trabalha estratégias de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental em meio rural, no contexto do semiárido do Nordeste brasileiro.

O PJER Diversidade alia o acesso dos jovens LGBTQI+ beneficiados a conhecimentos, crédito, redes colaborativas e tecnologias. O projeto é realizado em parceria com o Itaú e a consultoria Mais Diversidade. Ainda esse semestre, haverá inscrições para a segunda edição do projeto.

Compartilhar: