Jovem monta marcenaria e colabora com o desenvolvimento local

Joilson Marques, 25, mora na comunidade de Lagoa das Pedras/Apuiarés, decidiu ao participar do Programa Jovem Empreendedor Rural, montar uma marcenaria na comunidade. Sócio da Associação de Apicultores de Lagoa das Pedras viu na apicultura uma oportunidade para empreender.


Filho de pais agricultores, desde criança foi estimulado a trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro. Ele conta que a ideia de fabricar e comercializar móveis e equipamentos apícolas (colmeias, ninhos, melgueiras, quadros e telas excluidoras) veio do seu próprio envolvimento com as atividades da Associação de Apicultores e do desejo de ter sua própria renda.

Joilson aprendeu algumas técnicas de marcenaria com um amigo marceneiro ainda nos tempos de colégio. Ao concluir o Ensino Fundamental, começou a auxiliar seu amigo para obter uma renda. Entretanto, ele logo percebeu que não era viável e voltou a ficar integralmente em casa ajudando os pais na agricultura e fazendo alguns “bicos” como servente de pedreiro.

Joilson Marques e seus pais, Valmir Soares e Maria Adélia 

Em 2011, Joilson juntou suas economias, acessou o Fundo Veredas, estratégia da Adel para apoiar a abertura e o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais, e decidiu criar seu próprio empreendimento. Construiu um pequeno galpão no quintal de casa, comprou equipamentos básicos e começou a produzir alguns móveis (guarda-roupas, mesas e cadeiras).

“Sempre tive muita vontade de aprender todas as técnicas de marcenaria. Apesar de não saber todas, fui recebendo encomendas e afirmando para os clientes que eu já sabia, acredito que foi esse o segredo do meu empreendimento ter dado certo”.

Os primeiros clientes do jovem foram os próprios moradores da comunidade. “Como eu trabalhava como servente, já conhecia muita gente e eles ficaram interessado no meu trabalho. Assim, muita gente encomendou móveis, colmeias e demais equipamentos para produção de mel.”

Colmeias produzidas por Joilson

Desde 2009, Joilson participa da Associação de Apicultores de Lagoa das Pedras e hoje os principais produtos que ele faz é para os apicultores e meliponicultores da comunidade e região. Integrante da Rede Néctar do Sertão, empreendimento coletivo que busca fortalecer a cadeia produtiva do mel de forma agroecológica do Vale do Curu, ele enxerga que aliar as duas atividades é bastante viável.

Atualmente, Joilson tem dez colmeias de jandaíra, dezoito apis e produz móveis e equipamentos apícolas na comunidade. Em 2014, conquistou o 2º lugar do Prêmio A Nova Cara do Sertão promovido pela Adel e seu empreendimento busca futuramente reaproveitar a matéria-prima local.

Perspectivas

Com o surgimento da Rede Néctar do Sertão em 2014, Joilson acredita que as demandas por produtos apícolas vão aumentar e será possível integrar as duas atividades em sua propriedade – marcenaria e produção de abelhas. 

Joilson Marques na Marcenaria

“Com as atividades de apicultura e meliponicultura na comunidade, os moradores começaram a comprar e buscar as colmeias para ajudar na produção do mel. Diante da procura de mel, da mobilização de outras pessoas da comunidade e da Rede Néctar do Sertão eu vejo que as demandas vão aumentar”.

A Rede Néctar do Sertão é composta por 50 produtores de mel e atua em todo o território do Vale do Curu (Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio, Tejuçuoca, Umirim, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Paracuru, Paramoti, Canindé, Caridade, Itatira, Irauçuba e Itapajé). A Rede é um espaço de articulação entre grupos comunitários formais e informais que atuam na apicultura e meliponicultura.

Compartilhar: