Jovem usa paixão por plantas ornamentais e abre o empreendimento Flor do Sertão

 

Sabrina Santos, 22, mora em uma comunidade rural chamada Vila Bezerra, localizada no município São Luís do Curu/CE, distante cerca de 80Km da capital do estado. Ela tem orgulho em ser filha de agricultores, com quem aprendeu muito sobre a vida no campo e os cuidados com a natureza. A paixão pelo meio rural a fez concluir o curso técnico em Agropecuária.

Sabrina participou do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel em 2016 e hoje possui o empreendimento Flor do Sertão, onde produz vasos rústicos de cactos e suculentas ornamentais. E busca utilizar material reciclado para produção dos jarros, como quengas de coco ou troncos de árvore. Ela acredita que pode ajudar sua comunidade através do seu trabalho, realizando uma atividade sustentável.

 

A Flor do Sertão também atua como uma mini floricultura onde são trabalhados os cuidados com o meio ambiente e a ideia de reciclar para florir. Além disso, realiza montagens e restauração de jardins, tendo como missão difundir as cores do sertão mundo afora através das plantas. Para ela, ser uma empreendedora ajudou mais do que em sua vida profissional, contribuiu também para se tornar uma pessoa melhor. “Eu preservo, eu cuido, eu refloresto, sou mulher, sou jovem e sou agricultora! Tenho um enorme orgulho da minha história e de quem eu sou”, afirma.

Sabrina, apesar das dificuldades enfrentadas após finalizar seu curso técnico e de não conseguir um emprego, conseguiu voltar para sua comunidade para trabalhar com algo que gosta e que tem vocação, gerando renda para ela e mais 4 jovens locais – novos postos de trabalho gerados a partir da escolha de Sabrina em empreender em sua comunidade. Eles acreditam que sem cooperação nada acontece. Ela é mais um exemplo dos muitos jovens que estão dando uma nova cara ao sertão através de seus esforços e sonhos.

Conheça a Flor do Sertão no Instagram: @flordosertaoce.

Compartilhar: