Vencedor do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão replica iniciativa na comunidade

A estiagem que afeta o semiárido nordestino desde 2011, tem deixado os agricultores do município de Pentecoste preocupados e em uma situação bastante crítica. Com a falta de água muitos perderam suas plantações e não tiveram colheitas.

Diante desta situação, o jovem Giliard Gama, vencedor do 1º Prêmio A Nova Cara do Sertão, mobilizou os agricultores de sua comunidade, e juntos decidiram investir na irrigação por microaspersão, técnica utilizada pelo jovem desde a implantação do seu empreendimento.

Giliard após participar em 2012, do Programa Jovem Empreendedor Rural realizado pela Adel, decidiu investir na produção de coco com seu pai. Com a instalação do novo sistema de irrigação, além de economizar água, eles conseguiram elevar a produção de coco na propriedade.

Sistema de microarpersão na propriedade de Giliard Gama

Com o êxito da iniciativa, muitos agricultores se sentiram motivados a trabalhar com o sistema de microaspersão. Porém, poucos agricultores sabem qual a melhor forma, técnica de compra e manuseio dos equipamentos. Assim, Giliard decidiu dar orientações aos agricultores e juntos realizaram na última terça-feira (24/06), um mutirão para instalação de microaspersores.

Segundo Giliard a iniciativa foi bastante gratificante e contou com o apoio da maioria dos agricultores. “Procurei os produtores que fazia parte do mesmo reservatório de água, e passei a incentivá-los a mudar a irrigação. As chuvas desse ano foram poucas, precisamos economizar e tentar garantir água para os próximos meses. Estou bastante feliz por ter ajudado”, ressalta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *