Jovens de Trairi concluem Curso de Empreendedorismo

Trinta (30) jovens do município de Trairi, no litoral cearense, concluíram este mês, o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais. O Curso faz parte das atividades do Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais.

O Projeto é uma estratégia de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental com jovens de comunidades rurais do município litorâneo, idealizado pela Qair Brasil e executado pela Adel desde setembro de 2019.

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais abordou os primeiros passos para os jovens empreenderem e serem protagonistas de suas histórias de vida. A formação se propôs a auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, bem como na elaboração de projetos de negócios que desejam implementar em suas comunidades. A cerimônia de entrega de certificados aconteceu no dia 6 de fevereiro na comunidade Canaã, em Trairi.

Armando Abreu CEO, Qair Brasil; Juliana Aquino, Especialista Ambiental Qair Brasil; Sulamita Holanda, Assessora Socioambiental Qair Brasil e Evilene Abreu, Diretora de Comunicação Adel entregando certificados aos jovens concludentes (da esquerda para a direita)

Para a jovem Conceição Cordeiro, participante do Projeto, o período de imersão nas atividades permitiu ir além dos primeiros passos para empreender. “Aprendemos a olhar para nosso território com mais compromisso, com mais estratégia e atenção. Nos preparamos para contribuir com o desenvolvimento local, através dos projetos de negócios que elaboramos e vamos implantar na próxima etapa do projeto”, reforça.

Além dos jovens do Projeto, a cerimônia de entrega de certificados contou com a presença dos pais, lideranças comunitárias e membros da equipe da Qair Brasil e da Adel. Estiveram presentes no evento: Armando Abreu, CEO da Qair Brasil, Juliana Aquino, Gerente de Meio Ambiente e Relações com as Comunidades da Qair Brasil, Sulamita Holanda, Assessora Socioambiental da Qair Brasil, Hanná Louretto, Assessora de Comunicação da Qair Brasil, Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, Evilene Abreu, Diretora de Comunicação da Adel, Raquel Ferreira, Coordenadora de Projetos da Adel, Fábia Oliveira, Assistente de Projetos da Adel e Elionardo Oliveira, Assistente de Comunicação da Adel.

Para Armando Abreu, a parceria com a Adel é extremamente importante, pois busca criar meios e condições para que cada um dos jovens do projeto implantem o projeto dos seus sonhos. “Além de toda a parte teórica, de toda a parte prática, este projeto possibilita também, em termos de financiamento, que isso se torne uma realidade. Acima de tudo, o que nós pretendemos é formar seres humanos, é ter uma sociedade mais equitativa possível e que se lembre daqui uns anos da Qair Brasil e da Adel por um trabalho social e ambiental que fizeram e não apenas pelas turbinas que implantaram”, ressaltou.

O Projeto

O Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais visa a promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável do município de Trairi por meio do empreendedorismo e protagonismo dos jovens rurais.

A segunda etapa do Projeto se dará pelo acesso ao crédito. Os jovens egressos do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais podem acessar uma linha de crédito semente por meio do Fundo Veredas, iniciativa de crédito própria e particular criada e gerida pela Adel que contará com investimentos financeiros da Qair Brasil. Na terceira etapa, os jovens serão assessorados por uma equipe especializada da Adel.

Compartilhar: