Jovens de Trairi participam de projeto com foco no empreendedorismo

Condado da Praia, Flecheiras, Trairi/CE

Entre os dias 17 e 19 de dezembro, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e a Quadran Brasil realizam o segundo encontro do Ciclo Avançado do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais. O curso integra as atividades do Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais. O Projeto beneficia trinta (30) jovens que moram no entorno do Complexo Eólico-Solar Serrote da Quadran Brasil, em Trairi/CE.

Durante o primeiro encontro do Ciclo Avançado, realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, os jovens recapitularam os conhecimentos aprendidos no ciclo base do curso e participaram de duas oficinas, Gestão de Processos e Comunicação e Marketing. Os conceitos foram trabalhados com foco nos Projetos de Negócios dos jovens. Foram trabalhadas ferramentas e estratégias de baixo custo importantes para a implementação e divulgação dos empreendimentos.

A programação contou ainda com grupos focais e tutorias para a elaboração dos Projetos de Negócios. Eles estavam focados na parte estratégica de seus projetos. Trabalharam a análise setorial, o mercado alvo, os fornecedores e os seus concorrentes. Para Fábia Oliveira, Assistente de Projetos da Adel, é nítido o esforço e participação da juventude. “Eles realmente se dedicaram na pesquisa de campo, atividade que passamos na semana anterior. Trouxeram essas informações e conseguiram construir mais uma parte do Projeto de Negócio. É uma turma que tem maturidade, estão bastante focados e acreditam na implementação de seus empreendimentos”, reforça Fábia.

No intervalo de tempo entre os ciclos de formação do curso, os jovens realizam estudos e pesquisas nas comunidades onde vivem. Eles estudaram finanças, projeção de receitas e os custos do empreendimento para debater neste próximo ciclo. Irão participar também de oficinas sobre Ferramentas Gerenciais e Planejamento Estratégico.

Para Michele Caetano, 24, residente na comunidade Chão Duro, Trairi/CE, o curso lhe proporciona um conhecimento essencial para realização de seu sonho. Michele pretende trabalhar com venda de roupas. “Eu quero oferecer um produto de boa qualidade aos meus clientes. A minha expectativa é aprender mais e mais para que eu possa realizar o meu sonho de montar a minha loja”, destaca a jovem.

Já Francilene Sabino, 22, da comunidade Canaã, Trairi/CE, pretende implantar uma mercearia na comunidade. “Eu quero investir na diversificação de produtos e atender em diferentes horários, acredito que é o que falta em Canaã. Com o meu próprio negócio eu quero também trazer melhorias para a minha comunidade e conquistar minha independência financeira”, reforça Francilene.

Outras ideias de negócios almejadas pela juventude são marcenaria, artesanato, vendas em geral e criação de abelhas jandaíra. Eles também apresentaram o desejo de atuar na área de serviços como salão de beleza, decoração e comunicação e eventos.

Sobre o Projeto

O Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais está em sua primeira etapa. Nela os jovens participam do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais, que aborda os primeiros passos para empreender. Espera-se fomentar o desenvolvimento de capacidades técnicas e de gestão com estes jovens, para que eles estejam aptos a compreender seus contextos e ambientes de atuação, identificar oportunidades e potencialidades para criar e iniciar projetos.

Por meio de encontros imersivos, eles trabalham conceitos e ferramentas para iniciarem a construção de seus Projetos de Negócios, seja para fins econômicos ou sociais. O Projeto de Negócio é imprescindível para o jovem ter acesso ao crédito, por meio do Fundo Veredas, iniciativa de crédito própria e particular criada e gerida pela Adel que contará com investimentos da Quadran Brasil.

O Projeto é uma ação da área de Novos Negócios da Adel e representa a aplicação da expertise que a organização desenvolveu ao longo dos últimos dez anos em seu Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que já beneficiou diretamente cerca de 3 mil jovens de 10 municípios cearenses.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *