Jovens de Trairi recebem apoio da Adel e Qair para empreender

Albis Santos, 29, jovem empreendedor de Canaã, Trairi/CE

Dando continuidade as ações do Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais, realizado com jovens de comunidades rurais do entorno do Complexo Eólico e Solar Serrote, em Trairi/CE, idealizado pela Qair e executado pela Adel, jovens que concluíram o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais receberam no último mês, apoio financeiro para investir em seus negócios.

O acesso ao crédito faz parte da segunda etapa do Projeto e ocorre por meio do Fundo Veredas estratégia de microcrédito da Adel com apoio e investimento da Qair. Inicialmente, foram liberados créditos para cinco (5) jovens. Ao todo, serão apoiados 15 empreendimentos através do Fundo Veredas, totalizando um investimento de R$ 52.500,00 da Qair no território.

Um dos projetos de negócios financiado é do jovem Albis Santos, 29, que mora na comunidade Canaã, em Trairi. Seu projeto de negócio é voltado para o artesanato em madeira. Ele busca valorizar a cultura e o legado de sua família. “O amor pela produção dessas artes é algo que me traz uma enorme satisfação pessoal. É uma motivação saber que tenho esse talento herdado do meu avô, que passou para o meu pai, meus irmãos, até chegar a mim. E agora, após a formação em empreendedorismo, e com o acesso ao crédito, posso ampliar o meu empreendimento com a aquisição das ferramentas e maquinários necessários”, enfatiza o jovem.

Além do crédito, os jovens estão recebendo assessoria técnica e gerencial virtual. Nos últimos três (3) meses, mais de 82 sessões de mentorias online foram realizadas com os jovens do Projeto, com foco na implantação e desenvolvimento dos projetos de negócios ou de impacto socioambiental em suas comunidades.

Para a jovem Franciane Nascimento, 29, da comunidade Alagadiço, Trairi, o apoio financeiro lhe proporcionou o desenvolvimento do seu empreendimento no ramo de confecções. “Depois de ter passado por uma formação sobre como empreender, o crédito era só o que nos faltava para alavancar toda aquela ideia que tínhamos em mente. Com ele, pude comprar os materiais que faltava para trabalhar para mim mesma e abrir minha própria confecção para fabricação de roupas femininas. Agora posso usar tudo aquilo que aprendi para trabalhar para mim mesma e conseguir a tão sonhada realização financeira”, relata.

Encerramento do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais no início deste ano

A primeira etapa do Projeto consistiu na execução do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais que abordou os primeiros passos para os jovens empreenderem e serem protagonistas de suas histórias de vida. A formação se propôs a auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, bem como na elaboração de projetos de negócios que desejam implementar em suas comunidades.

Sobre o Projeto

Trinta (30) jovens de dezesseis (16) comunidades do município de Trairi/CE, são beneficiados pelo Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais, estratégia de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental com jovens de comunidades rurais do entorno do Complexo Eólico e Solar Serrote, no município de Trairi, idealizado pela Qair e executado pela Adel desde setembro de 2019.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *