Jovens do Amazonas participam de intercâmbio no Ceará

Alexandra Guimarães, Tiago Lima e Aurigele Alves, Diretora de Programas Adel. Foto: Elionardo Oliveira

A aliança firmada entre a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e Casa do Rio, onde uma das ações visa replicar no Amazonas o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), tecnologia social desenvolvida pela Adel, proporcionou a vinda de dois jovens amazonenses para um intercâmbio que tem permitido a troca de vivências entre jovens que estão dando uma nova cara ao sertão cearense.

Ser jovem no interior do país é desafiador. Alexandra Guimarães, 20, e Tiago Lima, 20, ambos do município Careiro Castanho (AM), estão em Pentecoste (CE) desde abril deste ano, onde ficarão até domingo (14) de julho conhecendo experiências exitosas na área de empreendedorismo rural no município e em outras localidades vizinhas. Os adolescentes foram acolhidos e são acompanhados pela Adel.

Tiago e Alexandra no lançamento do livro Todxs Podem Empreender da Adel. Foto: Lia de Paula

Durante o período, eles conheceram o território cearense e aprenderam sobre os processos do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que é desenvolvido há dez anos pela Adel. Segundo Gláucio Gomes, diretor de Desenvolvimento da organização, a Amazônia traz uma realidade socioeconômica muito particular, mas com um quadro de desafios e oportunidades com pontos de semelhança ao vivenciado no semiárido do Nordeste brasileiro. A ideia é que os jovens se tornem pontes entre esses dois territórios.

“Desafios tais como pressão migratória, êxodo rural, cadeias de valor pouco estruturadas, mesmo em cenários com potencialidades econômicas diversas e que oferecem caminhos para a criação de novos negócios. É um ambiente de alta resiliência para adolescentes, jovens e agricultores, em que as demandas por conhecimento, crédito, redes e tecnologias são bastante parecidas, embora não sejam iguais”, ressalta Gláucio.

Tiago e Alexandra participaram da Formação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) no Ceará. Foto: Elionardo Oliveira

Além do aprendizado técnico, o intercâmbio busca permitir o compartilhamento de experiências com jovens que estão dando uma nova cara ao sertão e desenvolvendo seus empreendimentos e comunidades. “Pela primeira vez saímos da nossa região e de nossa zona de conforto em busca de mudanças para contribuir com o desenvolvimento em nossa localidade. Está sendo uma experiência nova e incrível. Todos os dias é um aprendizado novo que estará sempre contribuindo para o nosso crescimento”, comemora Alexandra Guimarães, jovem amazonense que participa do intercâmbio.

A ideia é que ao retornarem para Careiro, eles possam atuar como monitores educacionais do PJER no Amazonas.

Sobre a aliança entre Adel e Casa do Rio

A aliança estratégica entre as duas organizações foi firmada ao final de 2018. A Adel assumiu o compromisso de apoiar o desenvolvimento institucional da Casa do Rio para que a entidade possa ser um ponto avançado de experimentação e implementação de projetos e metodologias desenvolvidas pela Adel no contexto da Amazônia.

As atividades relacionadas à aliança estratégica iniciaram com a visita da Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, à sede da Casa do Rio, em Careiro Castanho, no Amazonas. Um momento de reconhecimento, de aprendizado sobre a Casa do Rio, suas perspectivas e estratégias, e de troca de informações e conhecimentos sobre ambas as organizações. Já em fevereiro deste ano, Thiago Cavalli, Diretor Executivo da Casa do Rio, esteve na sede da Adel em Pentecoste (CE), dando continuidade a parceria.

A Casa do Rio promove iniciativas de educação, geração de renda para o desenvolvimento sustentável e de conservação da biodiversidade. Apoia também a transformação da realidade socioeconômica dos povos da floresta, respeitando as vertentes culturais, as tecnológicas e os saberes tradicionais.

Compartilhar: