Jovens do Bolsa Bode estão aptos a acessarem o PRONAF Jovem


Após quatro meses de capacitação, 20 jovens do Projeto Bolsa Bode, no município de Tejuçuoca, estão aptos a acessarem o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF Jovem. As capacitações fazem parte das atividades do Projeto Empreendedorismo Juvenil no Semiárido desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em parceria com o Banco do Nordeste e Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.

O Projeto Empreendedorismo Juvenil no Semiárido consiste na capacitação e assessoria a jovens empreendedores rurais para sua inclusão socioprodutiva em diversas atividades econômicas em suas comunidades. Inicialmente eles são capacitados, e em seguida contam com o apoio dos técnicos da Adel, na elaboração dos projetos produtivos, acesso ao crédito e implantação do empreendimento.


Além dos jovens do município de Tejuçuoca, participam do projeto jovens de Apuiarés, General Sampaio e Pentecoste, que atualmente estão na fase de capacitação. A capacitação tem 05 módulos num total de 100 horas com as seguintes temáticas: associativismo, empreendedorismo e técnicas de manejo produtivo.

Os jovens do Bolsa Bode foram a primeira turma a finalizar a primeira fase do projeto. Esta semana, o grupo participou do último módulo “Manejo Produtivo da Caprinovinocultura”, ministrado por Dr. Fernando (CVT de Pentecoste) e Helano Luz Lopes (Agronômo e técnico da Adel).


Durante a capacitação os jovens conheceram equipamentos, ferramentas e técnicas utilizadas para fazer o manejo produtivo; e tiveram aula prática sobre técnicas de aplicações de medicamentos.

A aula prática aconteceu na propriedade de um dos jovens que integra o programa, na comunidade de Pedra Branca em Tejuçuoca. Segundo Mailson Bezerra, este foi um momento de muita interação e aprendizagem, pois estudar a parte teórica e depois poder colocar em prática o que aprendeu é fundamental.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *