Jovens do Ceará participam de sessões de assessoria online durante a pandemia

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), desde o início do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, adota uma série de medidas para apoiar jovens de comunidades rurais de onze municípios no Ceará. A atuação acontece em três frentes: assessoria virtual, que já realizou 486 sessões de mentorias online; produção de conteúdo em suas redes sociais, por meio de lives no Instagram e Webinars no YouTube, em que os empreendedores participam; e um plano de contingência financeira, por meio do Fundo Veredas, estratégia de microcrédito da instituição.

Nas mentorias, que acontecem por meio de chamadas de vídeo ou mensagens de WhatsApp, uma equipe da Adel faz contato diariamente para orientar, planejar ações e divulgar conteúdo. Dentre os pontos mais demandados de auxílio na definição de soluções, estão medidas e estratégias que passam pelo campo do marketing digital, publicidade, vendas no e-commerce, gestão financeira, acesso a crédito e reposicionamento do empreendimento.

Todos os conteúdos são disponibilizados por meio dos perfis da Adel. São lives no Instagram, webinars, rodas de conversa virtuais, fóruns e publicações de encartes com conteúdo. Os Webinars que acontecem no Youtube já somam mais de 1.081 visualizações, com participações ao vivo de vários especialistas falando sobre resiliência, educação financeira, empreendedorismo, inovação, economia criativa, diversidade, dentre outros temas.

Segundo a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, estas ações têm o objetivo de apoiar/dialogar com os jovens empreendedores rurais para juntos driblarem a crise econômica. “Nem todos eles tiveram acesso aos auxílios governamentais, que garantem a manutenção de seus negócios”, destaca.

Além disso, a Adel, por meio do Fundo Veredas, vem realizando, durante a pandemia, negociações de prazos e dívidas por 90 dias. Inicialmente, cerca de 45 empréstimos estão inseridos em acordos que facilitam os pagamentos. A implementação desse plano tem permitido que os empreendedores se organizem diante da crise e ajudado a ganharem fôlego para seguir adiante. Durante esse período, 6 novos empréstimos foram liberados.

Para Brena Araújo, jovem meliponicultora que mora na comunidade Sitio do Meio, em Pentecoste, o apoio da Adel por meio das tecnologias tem sido essencial nesse momento de crise. “Acho muito importante a ideia da Adel em nos direcionar esse apoio mais focado para o enfrentamento dessa crise na pandemia, assim como em todos os outros momentos sempre se mostrou disponível para nós jovens. Através das lives estou podendo rever assuntos que já tinha visto no nosso período de formação e pensar em formas de manter o meu negócio”, destaca.

Maiores detalhes sobre essas e outras medidas de apoio aos jovens podem ser consultadas pelas redes sociais e/ou telefone e WhatsApp: (85) 9 9984.4131.

Compartilhar: