Jovens do Médio Curu participam da FIPAN

Os jovens Raimundo Gerferson, Valdones Delmiro e Vicente Silva, do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel, estão participando a partir de hoje (22/07) da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), em São Paulo.


Considerada como o maior evento do segmento da panificação e confeitaria da América Latina e a quinta maior no mundo, a FIPAN reúne visitantes de todos os estados brasileiros e de cerca de 50 países. A feira reúne inovação, tecnologia e a modernidade dos modelos de gestão do setor, com expectativa de receber um público de 62 mil visitantes.

No evento da FIPAN, os jovens pretendem aprender mais sobre o setor para implantarem no próximo semestre, com o apoio da Adel, Panificadoras em suas comunidades. Após fazerem um estudo de mercado durante a Formação Empreendedora do PJER eles perceberam ainda mais que valia a pena investir em um negócio na área, pois nas comunidades rurais onde residem não há padarias e há uma necessidade da população. 
Valdones Delmiro que reside na comunidade Barra do Caxitoré-Retiro, em Tejuçuoca, antes de participar do PJER produzia artesanalmente pães e vendia para os moradores da comunidade. Porém, o seu sonho é ampliar a produção, inovar e realizar a gestão do empreendimento, métodos que não utilizava antes de participar da Formação Empreendedora.
Implantar as panificadoras é um grande desafio para estes jovens, porém eles estão confiantes e cada vez mais se especializando na área. Durante a Fipan eles vão conhecer equipamentos, produtos e demais tecnologias desenvolvidas no setor. “É uma oportunidade de ampliarem a visão sobre esta cadeia produtiva. Nesta viagem, os jovens vão ter a oportunidade de conhecer os produtos expostos na feira e também o funcionamento de algumas panificadoras de São Paulo”, declara Aurigele Alves, coordenadora do PJER.
Além da feira, os jovens visitarão a Pantec, empresa que atua há 19 anos em São Paulo, produzindo conservantes e antimofos para a indústria alimentícia, padarias, supermercados e confeitarias, e o Museu do Pão. Na Pantec eles vão conhecer as máquinas, equipamentos e receitas que a empresa trabalha.
Esta iniciativa é uma das ações da Rede de Jovens Empreendedores Rurais e faz parte da parceria da Adel com a Pantec.

Compartilhar: