Jovens do PEJR visitam o Conselho de Artesãos e o Projeto Tamar em Itarema

No último dia 16 de março, os jovens do PEJR estiveram visitando Itarema onde puderam conhecer diversos locais e empreendimentos. O grupo foi recebido na cidade pelo secretário de turismo, Francisco e em seguida estiveram no Conselho de Artesãos de Itarema, local que reúne a produção de artesanato do município, na ocasião, o grupo foi recebido pelas artesãs Rita de Cássia e Marlene.

Posteriormente, o grupo seguiu para Almofala onde visitou o Projeto Tamar – regional Ceará. O projeto Tamar foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócioambiental.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.

O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

A visita faz parte da IX Sequência do PEJR e foi financiada pelo Instituto Souza Cruz e Banco do Nordeste.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *