Jovens do PJER participam de palestras durante a Formação Empreendedora

Durante esta semana (01 à 05/04) a turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) que estão participando da Formação Empreendedora estão presentes em diversas palestras no Centro de Formação em Cipó, Pentecoste/CE.

As palestras fazem parte da programação da 2ª Sequência da Formação Empreendedora e os temas são bastante diversos. Porém, o foco é sempre discutir como empreender no meio rural e quais as ferramentas gerenciais importantes neste processo.

Ontem (02/04) os jovens participaram da palestra sobre Diagnóstico Rural Participativo (DRP) ministrada por Guilhermo Guerreira, boliviano e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que apresentou a importância do tema e das técnicas e ferramentas que auxiliam as comunidades rurais na realização de diagnósticos e gerenciamento dos planejamentos para o desenvolvimento.

Em seguida, o palestrante enfatizou que na realização dos diagnósticos é fundamental que os membros da comunidade se reúnam e compartilhem suas experiências, analisem seus conhecimentos e planejem suas próprias metas de acordo com suas necessidades.

Ao final da palestra, os jovens avaliaram que a colaboração do professor Guilhermo Guerreira foi muito importante para aprofundar os conhecimentos sobre a temática. Para a jovem Lucimary Santana, a cada Sequência da Formação Empreendedora ela amplia sua visão empreendedora e seus conhecimentos. “A cada Sequência tenho uma nova visão, adquiro novos conhecimentos, tenho muitas alegrias e muito companheirismo”, afirma ela.

Hoje (03/04), os jovens estão participando da palestra sobre “As Cadeias Produtivas Locais” e contam com a colaboração de Adriano Batista, zootecnista, analista no Instituto Centec e um dos sócios fundadores da Adel.

A Formação Empreendedora faz parte do eixo conhecimento do Programa. É realizada pela Adel este ano em parceria com o Criança Esperança, o Programa Novos Rurais e o Fundo Itaú Excelência Social. Conta com o apoio das Prefeituras Municipais de General Sampaio e Tejuçuoca, através das Secretarias de Agricultura.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *