Jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural recebem visita da Adel

Entre os dias 04 e 06/05, os participantes do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural receberam a segunda visita dos assessores de formação da Adel.

Durante três dias, Tales Rilton e Fábia Oliveira, da Adel, visitaram as famílias dos vinte e nove jovens que moram em dezoito comunidades de seis municípios do território – São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Umirim, Paracuru e Apuiarés. O intuito da visita foi fortalecer o diálogo com as famílias e reafirmar a importância do acompanhamento e apoio dos pais aos jovens.

Segundo Fábia Oliveira, na visita às famílias demonstraram muita satisfação na participação dos filhos no Programa. A maioria dos pais passam a compreender os projetos dos filhos e acreditar na concretização dos mesmos. 

“É nítida a satisfação da família durante a visita, pais e jovens demonstram atenção quando falamos e total apoio nas atividades propostas. Também conseguimos pensar junto a família estratégias de como melhorar a formação e consequentemente o desenvolvimento dos jovens”, enfatiza Fábia Oliveira.

Fábia Oliveira (monitora educacional), Cleidiana Sousa (jovem), D. Antonizia e Sr. César (pais) e Meiriane Sousa (jovem). 

As visitas às famílias é um dos passos mais importante do Programa. Além de conhecer os pais de cada jovem, a Adel identifica a localização de cada unidade familiar e estabelece um contato direto com a família. Ainda este semestre, ocorrerá mais uma visita próximo da conclusão do curso, com o intuito de garantir a participação e o apoio dos pais aos jovens durante e após a formação.


Impactos

D. Raimunda Soares, 50, mãe do jovem Ricardo Rodrigues, 24, conta que o filho era muito inibido, sem perspectivas e que não gostava de participar de atividades na comunidade. Ao participar do Programa o filho ficou mais ativo e alegre na comunidade Catuana, Caucaia.

“O desejo de expandir o negócio da família se renova a cada visita dos colaboradores. Ricardo deixou de lado a vergonha e agora está mais participativo, até a venda de frutas e legumes flui melhor depois do apoio da Adel. Espero que ele aprenda mais e que recebamos mais visitas”, destaca animada.

D. Raimunda (mãe), Ricardo Rodrigues (jovem beneficiado) e Tales Rilton (assessor de formação da Adel).

Segundo Tales Rilton, assessor de formação da Adel os pais agradecem muito o apoio. “Os pais relatam que não tiveram oportunidades como esta e que é muito significativo saber que os filhos estão tendo. Eles também enfatizam que o Programa é grandioso, que falam para amigos colocarem seus filhos também, porque segundo eles nem todo curso disponibiliza gratuitamente o acompanhamento técnico as famílias, e que isso é muito bom.”

Este ano, a Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.

Compartilhar: