Jovens visitam empreendimentos de piscicultura

No 4º módulo do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), entre os dias 18 e 22 de maio, os jovens visitaram empreendimentos de piscicultura na região.

A visita faz parte do plano de estudo do Programa e inspirou os jovens que estão em formação a dar início aos seus empreendimentos. Alguns dos empreendedores visitados participaram do PJER e hoje são referências para outros empreendedores.

Criação de tilápia na comunidade de Matões

É o caso dos irmãos Joy Bruno (21) e Jean Henrique (25), que receberam os jovens esta semana. Morando na comunidade rural de Matões, no município de Caucaia, eles após participarem do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios do PJER, investiram no sonho de ter um empreendimento de piscicultura na propriedade da família.

Antes de ingressar no Programa, a dupla tinha iniciado o empreendimento, mas devido o pouco conhecimento, tanto de produção quanto de gestão, não tiveram êxito. Segundo os jovens, a participação no PJER foi fundamental para retomar a ideia do sistema de criação de tilápia em viveiros.

Joy e Bruno, irmãos empreendedores

“Já tínhamos o início e a experiência prática, agora só foi preciso aplicar os conhecimentos adquiridos no curso da Adel para melhor desenvolver o negócio. O jovem empreendedor precisa dominar além da tecnologia de produção, com água de qualidade e ração ideal, técnicas de gestão e comercialização e, foi isso, que aprendemos durante o curso” afirma o jovem Joy Bruno.

Além desta visita, os jovens discutiram os temas matemática financeira e contabilidade. Com a colaboração de Rennan Luz, graduado em Administração de Empresas, e Helano Luz Lopes, diretor financeiro da Adel, os jovens começaram a elaborar os orçamentos dos seus empreendimentos.

Visita ao empreendimento de piscicultura

Para o jovem Marcos Alex, participante do Curso do PJER, as atividades desta semana lhe motivaram a acreditar cada vez mais nos seus sonhos. “Foi incrível ver de perto um negócio que deu certo, e que um dia pode ser o meu. Interessante que eles frisaram o mercado alvo do empreendimento, que é a venda direta para o consumidor final e para os programas do governo federal (PAA E PNAE). O estudo de mercado, ajudou eles a focarem, a curto prazo, no fornecimento no mercado municipal e para os programas do governo. Estou muito inspirado”, enfatiza.

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é realizado desde 2014, nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia pela Adel, com o patrocínio da Petrobras, apoio da Fundação Interamericana (IAF), Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *