Lançado Projeto Organização e Gestão Comunitária

No dia 21 de junho de 2009, na sede provisória da União das Associações do Vale do Rio Canindé (UAVRC), em Irapuá, foi lançado o Projeto Organização e Gestão Comunitária, com o apoio da UAVRC, Central das Organizações Associativas de Pentecoste (COAMP) e Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). Em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, o projeto será realizado pela ADEL, e tem como objetivo contribuir com o fortalecimento das associações comunitárias filiadas a UAVRC.

O projeto visa à construção de uma rede social para discussão e implementação de ações que promovam o desenvolvimento político, social e econômico das comunidades rurais do município de Pentecoste. O evento contou com a participação de lideranças de 11 comunidades, integrantes da ADEL, representantes do Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC (NUCOM), COAMP, PRECE e Konrad Adenauer.

Na ocasião, Edilson Costa, coordenador do projeto, apresentou as metas, atividades e resultados que se esperam alcançar. Os principais são: fortalecimento das associações a partir da atuação em rede; associações sendo bem geridas em seus aspectos técnico, financeiro e administrativo de forma transparente e democrática; construção de uma rede de capital social e político capaz de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento humano integrado de forma sustentável.

A execução do projeto se dará a partir de um levantamento das atividades sócio organizativas já existentes nas organizações, mediante visitas às comunidades rurais para conhecer os potenciais humanos presentes. Em cada associação serão realizados cursos de capacitação, entrevistas, exposições dialogadas, oficinas e reuniões. Angela Küster, representante da Fundação Konrad Adenauer, acredita que o projeto terá bons resultados: “o encontro em Irapuá foi bom, teve muita participação em pleno domingo”.

Compartilhar: