Noni se torna fonte de renda para agricultor familiar do município de Apuiarés

Noni, a planta que tudo cura, segundo a crença popular, está se tornando uma fonte de renda para agricultor familiar de Apuiarés.

A Morinda citrifolia, ou Noni como é comumente conhecida é uma planta asiática que segundo os pesquisadores pode atingir 75% de eficiência na cura de 27 enfermidades. Os frutos e as mudas desta planta são facilmente encontrados todas as quartas-feira na Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica de Apuiarés e nos mercados públicos de Fortaleza. Com a aparência de graviola é consumida em forma de suco ou garrafada.

Há 01(um) ano o agricultor Raimundo Bezerra Viana (55), trabalha com a planta e ressalta que o fruto tem boa saída, “hoje não consigo atender a toda demanda”. “Atualmente, tenho 300 pés de Noni e pretendo plantar mais 700 até o fim do ano”, ressalta o Sr. Raimundo Viana.

A agricultora Maria Mirtes da Silva Pinto (51) tomou o suco da planta e afirma ter tido grande melhora no seu problema de dores pelo corpo. “Eu recomendo pra qualquer pessoa, além da minha saúde, minha disposição e astral melhorou”, relata Mirtes.


Pouco conhecido ainda no Brasil, o Noni atualmente é bastante consumido nos Estados Unidos, no Japão, na China, na Índia, na Austrália e em grande parte da Europa.

A fruta vem sendo usada para fins medicinais, ela é indicada para curar e prevenir doenças ou como complemento de terapias. O Noni dá suporte ao sistema imunológico, melhora o bem estar, melhora a digestão, reduz inflamações e é um antioxidante efetivo. Francisco Leal, coordenador do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais da UFPI, informou que pacientes que sofrem de diversas enfermidades como alergias, artrite, hipertensão, obesidade e até câncer, tomam suco de Noni e são acompanhados pelos pesquisadores. “Temos visto a recomendação para diversos tipos de doenças” disse Francisco. Para ele, a melhora nos pacientes com câncer se deve ao fato do Noni elevar a imunidade, que é muito baixa em pacientes com a doença.

Apesar dos benefícios, o uso do fruto Noni não é reconhecido pela Anvisa, já que não possui um histórico de consumo no Brasil e não há segurança de uso. Controvérsias à parte, quem já usou a planta recomenda, mas o seu uso não dispensa a necessidade do acompanhamento médico.

Contatos:
Raimundo Bezerra Viana
Fazenda São José, S/N, Apuiarés – Ceará
Telefone: (85) 91488152/ 92401684
1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *