A Nova Cara do Sertão no blog Empreendedores Sociais da Folha de São Paulo

Foi pensando e admirando a história de jovens empreendedores do semiárido cearense que a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local) desenvolveu, em parceria com a Rummos, a campanha “A Nova Cara do Sertão”.

A Adel é uma organização criada e formada por jovens de comunidades rurais do semiárido cearense que tiveram a oportunidade de cursar a universidade e optaram por retornar às suas comunidades de origem para promover o desenvolvimento local.
A ideia foi aplicar os conhecimentos, ferramentas e técnicas adquiridas em seus cursos universitários para contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar -que enfrenta imensos desafios no sertão.
Desde então, a Adel tem atuado com sucesso na inclusão de jovens, mulheres e pequenos produtores, estruturando as cadeias produtivas, expandindo a agroindústria de pequena escala e inserindo uma cultura de negócios rurais, voltada para geração de renda para as famílias.
Os jovens que fazem a Adel são exemplos de uma nova geração que começa a ganhar vida e assumir posições de destaque em todo o semiárido cearense -uma geração de empreendedores.
Motivados por um cenário mais favorável para a mobilidade social e atuação social e política, conhecem os desafios locais, mas também as oportunidades e potencialidades para criar novos modelos de negócios, propor novas formas de produção e relação com mercados e de transformar as realidades sociais das regiões em que vivem.
São jovens que não têm como foco os problemas e obstáculos e, embora reconheçam os obstáculos históricos e a dificuldade de vencê-los, optam por enfatizar as possibilidades efetivas de transformar recursos, com criatividade e inovação, em trabalho, produção, conhecimento e tecnologias que tenham a cara do sertão. Jovens que, enfim, pensam em soluções sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico da região.
A Adel reúne um grupo desses jovens. E a campanha conta as nossas histórias, apresenta as nossas motivações, ideias e projetos. Um dos principais objetivos da campanha “A Nova Cara do Sertão” é justamente dar visibilidade a referências reais e tangíveis de mobilidade social positiva e empreendedorismo, que possam inspirar outros jovens e mostrar a investidores sociais, empresas e governos que o sertão brasileiro não apenas é viável, como é uma terra de oportunidades. Não apenas por suas vocações e riquezas, mas principalmente pelo contexto social e pelos seus recursos humanos. É um momento único na história dessa região.
Para saber mais sobre a campanha, acesse www.adel.org.br/novacara.html
Fonte: http://empreendedorsocial.folha.blog.uol.com.br/
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *