Novas atividades do Programa Território Empreendedor

Entre os dias 07 á 11/09, a Adel realizou as atividades do 2º módulo do Programa Território Empreendedor em São Gonçalo do Amarante.

Jovens dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Caucaia participaram da formação que abordou os seguintes eixos temáticos: Tipos de Negócios; Diagnóstico local das oportunidades de negócios; Estudo das viabilidades; Cadeias de valor e Aspectos legais.

No dia 09/09, jovens e educadores se deslocaram até a comunidade de Boca da picada em São Gonçalo do Amarante para visitar a propriedade de Vitor Esteves, onde puderam conhecer e aprender mais sobre as culturas implantas pelo jovem no local. As temáticas, Diagnóstico local das oportunidades de negócios e Estudo das viabilidades, foram os eixos norteadores para a visita de campo dos jovens.

Vitor Esteves é um dos jovens atendido pela Adel que passou pela formação em 2014 e que já implantou o seu negócio. Inicialmente o empreendimento era direcionado só para a avicultura, como a propriedade da sua família é grande e fértil, decidiu também investir na fruticultura (mamão), horticultura (pimentão), apicultura e outras culturas que o mesmo pretende implantar futuramente na comunidade.

 

Jovem empreendedor Vitor Esteves ao centro de camisa verde.

“Foi bem proveitoso para nossa turma a visitar empreendimentos na região, porque pudemos perceber que é possível produzir diferentes culturas na mesma propriedade de acordo com a viabilidade da propriedade e do negócio escolhido, otimizando mão de obra familiar, recursos hídricos e a reutilização de dejetos e resíduos gerados durante o processo de execução das culturas ali trabalhadas”, afirma Mayra Isabel, jovem beneficiada pelo programa.

 

Mayra Isabel, jovem cursanda.

O Programa Território Empreendedor é uma tecnologia social realizada pela Adel, em parceria com a BrazilFoundation, Oi Futuro, Acreditar e faz parte do Programa Interagir da Companhia Siderúrgica do Pecém/CSP que busca criar um ecossistema de empreendedorismo socioeconômico na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Compartilhar: