Novos Rurais realiza sua última formação

Do dia 3 ao dia 7 de junho, aconteceu no Centro de Formação, em Cipó (Pentecoste/CE), as últimas atividades do Novos Rurais, programa realizado pela Adel no Ceará, em parceria com o Instituto Souza Cruz.

Nas últimas três semanas de estudo, os jovens estudaram temas relacionados aos seus planos de negócios. Foram três módulos no total. No primeiro módulo foi estudado o tema: “Novo Rural como ambiente – Agricultura familiar como suporte para empreendimentos de jovens rurais”. Uma temática importante para compreensão do meio familiar e rural em que a juventude vive.

No segundo módulo foi trabalhado o tema: “Empreendimentos de Jovens Rurais, Cenários, Possibilidades e Oportunidades”, onde os jovens assimilaram conhecimentos a cerca das viabilidades e oportunidades para o seu negócio.

No último e terceiro módulo foi discutido o tema: “Jovem Rural que planeja e elabora projetos: Da ideia ao empreendimento”, onde os mesmos escreveram o Plano de Negócios dos seus empreendimentos. Atividade realizada a partir dos planos de estudos e conhecimentos adquiridos durante o estudo dos outros módulos da apostila do Novos Rurais.

Segundo Jaqueline Sousa Alves, que participa da turma atual e sonha em implantar na sua comunidade um restaurante de comidas típicas, a apostilha tem sido muito importante para a compreensão e planejamento do empreendimento que deseja implantar. “ É muito rico o conteúdo dessa apostilha, pude ver e aprender como se elabora passo a passo um Plano de Negócio, acredito que futuramente irei ganhar o meu próprio dinheiro a partir de tudo isso que aprendi ”, afirma.

O Programa Novos Rurais é uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Souza Cruz que tem como objetivo fomentar estratégias de diversificação produtiva e comercial entre os jovens que vivem no campo, e funciona em duas etapas. A primeira tem como foco a formação e a segunda etapa apoia a implantação das Unidades Demonstrativas dos jovens.

Compartilhar: