Oficina para valorização da Caatinga é realizada em Pernambuco

Quitonga, Caetés/PE

Na última semana, o Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia chegou à comunidade Quitonga, em Caetés/PE, por meio da oficina “Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Conservação da Caatinga no Semiárido“. A oficina foi realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), entidade executora do Programa no Território. Trinta (30) moradores participaram da atividade, na Sede da Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Quitonga.

As oficinas estão sendo realizadas desde o final de 2019 em diversas comunidades pernambucanas atendidas pelo Programa Echosocial. Visam o desenvolvimento de capacidades e conscientização das famílias e lideranças locais sobre o uso e conservação dos recursos naturais do Bioma Caatinga, estimulando um processo de autorreflexão sobre a realidade e boas práticas de convivência com o semiárido.

Por meio de um trabalho coletivo, os participantes discutiram sobre o princípio da responsabilidade intergeracional ambiental e o conceito de recursos naturais. A partir de trabalhos lúdicos, os agricultores/as construíram um mapa de ocupação da Caatinga, com a finalidade de visualizarem a abrangência do bioma no país. Discutiu-se também a existência de tecnologias sociais que podem ser desenvolvidas nas comunidades rurais de acordo com suas realidades.

Práticas sustentáveis para as atividades de plantio tiveram destaque, sendo de extrema necessidade e interesse pelos participantes. Os agricultores participaram ainda de uma exposição de sementes variadas, dialogando sobre o princípio da biodiversidade, diversificação produtiva e manejo adequado dos recursos naturais.

Para conviver com a limitação de água os participantes aprenderam técnicas como o uso de cobertura morta para manutenção da umidade no plantio durante e após a irrigação, bem como o incremento de matéria orgânica no solo. Destacando-se o uso de adubação verde, com exposição de sementes de algumas espécies locais, comumente, consideradas sem utilidade pelos agricultores e agricultoras da região. Foram distribuídas sementes de crotalárias, utilizadas para fixação de nitrogênio no solo, bem como outras leguminosas comuns como feijão guandu, feijão de porco e mucuna preta.

O grupo participou ainda de uma atividade prática para a construção coletiva de uma composteira, utilizando galhos secos e restos de vegetais. Dependendo dos materiais utilizados, pode-se obter o produto pronto para ser utilizado na adubação com aproximadamente 90 dias e utilizá-lo nas hortas e culturas presentes na propriedade.

Para Morgana Costa, Presidente da Associação de Quitonga, a temática é muito relevante. “A atividade foi muito boa e todos da Associação ficaram muito interessados nos conteúdos passados”, reforça. A agricultora Josefa Maria da Silva destaca “Foi muito legal apreender mais sobre nossa terra”.

Sobre o Programa

O Programa Echosocial Ventos que Transformam da Echoenergia busca contribuir com o desenvolvimento local dos territórios do entorno dos complexos eólicos da empresa, a fim de gerar impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos. A oficina “Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Conservação da Caatinga no Semiárido”, realizada na comunidade Quitonga, em Caetés/PE, é parte das atividades do Projeto Segurança Hídrica executado pela Adel por meio da Diretoria de Novos Negócios.

A Adel disponibiliza um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil para colaborar com suas próprias estratégias de promoção do desenvolvimento humano, incorporar ou disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações.

Compartilhar: