Oficina sobre educação ambiental é realizada com professores em Pernambuco

Corpo docente da Escola Municipal Manuel Alves de Araújo, Grotão, Venturosa/PE

Na última sexta-feira, 6, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e a Echoenergia realizaram a oficina “Educação Ambiental no Semiárido”, na comunidade de Grotão, em Venturosa/PE. A capacitação faz parte das ações do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia. Vinte e um (21) profissionais da Secretaria Municipal de Educação que atuam na Escola Municipal Manoel Alves de Araújo participaram da atividade.

Visando o desenvolvimento de capacidades, foram abordadas as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/1999), como um meio de conscientizar e sensibilizar o corpo docente sobre a importância da educação ambiental no semiárido e principalmente no âmbito escolar. O encontro foi também uma forma de auxiliar a percepção de cada participante sobre o seu papel enquanto professor da comunidade e como agente transformador do meio em que está inserido. Espera-se que eles possam se tornar incentivadores a realizadores de ações e práticas ambientais no semiárido através do conhecimento adquirido.

Por meio de ações coletivas, os educadores trabalharam a temática Conscientização Ambiental, isto é, a capacidade do ser humano de perceber as alterações que causa no meio ambiente e procurar meios para diminuir esses impactos com práticas simples do dia a dia. Eles foram apresentados também ao princípio do tripé da sustentabilidade, formado pelos eixos ambiental, social e econômico. Debateram ainda o princípio dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

Para Guilherme Ribeiro, Analista Socioambiental da Adel, responsável pela condução da oficina, a educação ambiental nas escolas pode ser abordada de diferentes formas, com a aplicação de metodologias criativas que captem a atenção e participação de todos os alunos. “As atividades devem ser desenvolvidas de forma que os estudantes consigam conciliar teoria e prática. Um bom exemplo são as aulas de Educação Ambiental nos parques, praças e até no próprio pátio da escola, onde as explicações, juntamente com o contato com os recursos naturais são de extrema importância no processo de conscientização ambiental”, reforça Guilherme.

As práticas que podem ser abordadas em sala de aula podem envolver conteúdos como Fauna e Flora, Agroecologia, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva. Um exemplo de atividade prática que pode ser realizada é a compostagem, um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por microrganismos, como forma de reduzir o impacto dos resíduos sólidos sobre o meio ambiente.

Shyrlaine Macedo, Professora do Ensino Fundamental I acredita que os conhecimentos obtidos irão somar ao seu trabalho em sala de aula. “Essa oficina irá contribuir com a ampliação do conhecimento a respeito da preservação do meio ambiente e como podemos passar aos alunos essas informações. Uma oportunidade também de trazer a comunidade para a escola e fazer uma troca de conhecimentos”, reforça.

Além das atividades para qualificação pedagógica da comunidade escolar, beneficiando e envolvendo professores e alunos, a Adel e Echoenergia realizam a reforma e ampliação da estrutura física da escola. Foram realizadas reformas diversas na edificação, para solucionar problemas de estrutura e tornar os espaços educacionais e de administração escolar mais confortáveis e seguros.

Fachada da escola após revitalização

Além disso, foi construída e implantada a coberta da Quadra Poliesportiva, para atender à comunidade escolar como um todo. A reinauguração da Escola Manuel Alves de Araújo, em Grotão, Venturosa/PE, está prevista para o final do mês.

Sobre o Programa Echosocial

A Echoenergia criou o Programa Echosocial Ventos que Transformam para contribuir com o desenvolvimento local dos territórios do entorno dos complexos eólicos da empresa, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos. As oficinas realizadas em Pernambuco faz parte das atividades do Projeto de Desenvolvimento da Educação executado pela Adel por meio da Diretoria de Novos Negócios que disponibiliza um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil para colaborar com suas próprias estratégias de promoção do desenvolvimento humano, incorporar ou disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações.

Compartilhar: