Oficinas sobre desenvolvimento técnico e gerencial auxiliam agricultores no Rio Grande do Norte

Produtores locais acessam conhecimento através de oficinas

Desde setembro, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realiza oficinas formativas com agricultores sobre desenvolvimento técnico e gerencial de suas pequenas propriedades rurais no Rio Grande do Norte. Os participantes são beneficiários do Programa EDP Renováveis Rural – programa social realizado pela EDP Renováveis em quatro comunidades nos municípios de Touros e Jandaíra, no Rio Grande do Norte.

A etapa formativa do Programa busca a ampliação de capacidades pelos indivíduos, com foco em processos pedagógicos. Através de métodos de aprendizagem diversos, as agricultoras e os agricultores têm acesso a novos conhecimentos e a meios para aliar soluções modernas e inovadoras com seus saberes tradicionais, em muitos casos, de natureza empírica.

Esses processos pedagógicos vão além de oficinas e dias de campo (aprendizagem técnica e prática). A Adel busca proporcionar o acesso a conhecimento também por meios não-tradicionais, como a troca de saberes e de experiências entre atores locais (sessões de intercâmbio) e sessões e encontros de assessoria técnica, em que, a partir da interação entre os agricultoras(es) e profissionais especializados, gera-se aprendizagem.

Essas atividades permitem às/aos agricultoras(es) aprenderem um pouco mais sobre novos meios de produção e gestão, e, sobre as estratégias de resiliência no campo. Toda oportunidade de interagir com novos conhecimentos, seja se relacionando com técnicos especialistas ou com seus pares, é uma possibilidade real de aprender algo que será útil e importante no aprimoramento de suas práticas de produção, de gestão dos estabelecimentos rurais, na condução da comercialização dos produtos de seus empreendimentos agropecuários etc.

Nesse sentido, interação é o elemento chave no processo formativo. No contexto específico do Programa EDP Renováveis Rural, esse campo de aplicação das capacidades individuais é a pequena propriedade rural, em que, de modo geral, se pratica a agricultura familiar.

Oficinas aplicadas

Já foram realizadas nas comunidades Lagoa de Serra Verde, Tubiba, Zabelê e Cabeço oficinas sobre Associativismo e Empreendedorismo, Gestão da Propriedade, Produção de Galinha Caipira e Comunicação para a comercialização almejando-se a maior assimilação e aplicação do conteúdo no dia a dia das famílias. As oficinas possibilitaram aos participantes a compreensão do conteúdo de forma lúdica e cooperativa, estimulando as agricultoras e agricultores a descobrirem seu verdadeiro perfil empreendedor e os potenciais associativos das comunidades.

Visita aos quintais das pequenas propriedades rurais durante a Oficina sobre Criação de Galinha Caipira, comunidade Tubiba, Touros (RN)

Maira Zanduzzo, Gerente Ambiental na EDP Renováveis destaca a importância de conhecer a realidade local: “A gente chega em todas as comunidades e faz um estudo sobre o tipo de produção que eles têm, como funciona, o que gera renda, qual é a dinâmica social, como eles se organizam. Com isso, a gente consegue a partir de uma metodologia bem estabelecida, definir que tipos de ações sociais vamos executar e quem serão os beneficiários”.

Este momento proporcionou, ainda, visitas aos quintais de duas propriedades. Os participantes puderam identificar as características da criação de galinha caipira pela família, observando instalações, manejo sanitário e alimentar dos animais. A atividade permitiu uma maior interação entre os moradores, gerando troca de experiências e promovendo novos aprendizados e práticas.

O agricultor José Paulino, proprietário de um dos quintais visitados, ressalta a importância da oficina: “A atividade foi muito interessante, conquistei novos conhecimentos de forma prática e simples. Entendendo a relação com a água, a comida, a limpeza. Através das dicas a gente pode ver o que errou e melhorar”.

Para saber mais sobre o projeto, visite nossa última notícia: https://adel.org.br/diagnostico-apresenta-potencialidades-e-vulnerabilidades-de-comunidades-rurais-no-rio-grande-do-norte/

Compartilhar: