PJER Diversidade encerra ciclo de formação

Os jovens participaram de oficinas sobre diversos temas, tais como empreendedorismo, desenvolvimento local e educação financeira

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) encerra na próxima sexta (5), em Pentecoste (CE), a etapa de formação do Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais. Será realizado um Seminário sobre resiliência, protagonismo e desenvolvimento local.

A etapa de formação do Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais iniciou em abril, em Pentecoste, e apoia 25 jovens LGBT+ de cinco municípios do território: Apuiarés, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante e Tejuçuoca. Os jovens têm idade entre 18 e 32 anos, ensino médio concluído e buscam apoio para empreenderem em suas comunidades. Dentre as ideias de projetos de negócio elaboradas ao longo da formação estão: hamburgueria, cafeteria, produtos artesanais, vestuário, salão de beleza e confeitaria.

O Seminário marca a conclusão do curso Empreendedorismo e Protagonismo Social, que proporcionou aos jovens a oportunidade de elaborar e amadurecer suas ideias de empreendimentos, tendo em vista a realidade local, suas competências e vocações. O curso contou com oficinas sobre diversos temas, tais como empreendedorismo, desenvolvimento local, educação financeira e comunicação e marketing.

 

Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, reforça que essa é apenas a primeira etapa do PJER Diversidade. Após encerrarem a Formação, os jovens LGBT+ poderão encaminhar seus Projetos de Negócio para o Fundo Veredas e acessar um recurso financeiro para iniciar seu negócio. O crédito é uma forma concreta de fomentar as ideias dos jovens e permitir que saiam do papel e tomem forma, para que venha de fato ser uma oportunidade de inclusão socioprodutiva da população LGBT+ no território.

“Estamos felizes de chegar ao final desse processo e percebê-los mais motivados, encorajados e determinados a seguirem na jornada do empreendedorismo, acreditando na possibilidade de mudança em suas trajetórias de vida. Nós seguiremos juntxs no apoio e na implementação dos projetos desses jovens por todo o território de abrangência do projeto”, afirma Aurigele.

Sobre o Projeto
O Projeto Diversidade e Empreendedorismo de Jovens Rurais trata-se de estratégia de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos de negócios e de impacto socioambiental em meio rural, no contexto do semiárido do Nordeste brasileiro, aliando o acesso dos jovens beneficiados a conhecimentos, crédito, redes colaborativas e tecnologias. No cenário de forte hostilidade em que jovens LGBT+ estão inseridos, a aliança entre empreendedorismo e protagonismo social cria alternativas reais de trajetórias para mobilidade social positiva e garantia de liberdades fundamentais.

Este Projeto, ação que integra as estratégias de atuação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido há 10 anos pela Adel, é fruto do edital nacional LGBT + Orgulho que visa incentivar o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBT+, com apoio institucional do Itaú e a consultoria Mais Diversidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *