Primeira turma do PEJR Médio Curu realiza formatura

Após 15 semanas de estudo, dois intercâmbios, escrita e apresentação de projetos de vidas, o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no Médio Curu chega à reta final. Os 28 jovens dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca, se preparam para o evento de formatura, que acontecerá hoje, a partir das 17h, no município de Apuiarés.

A primeira turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) no Médio Curu/CE iniciou em setembro de 2010, e conclui sua formação hoje, com uma cerimônia de formatura realizada a partir das 17h, no Centro Comunitário Cecília Iêda, Avenida Gomes da Silva, s/n, Apuiarés. Além dos formandos, também prestigiarão o evento, familiares dos jovens, educadores, lideranças políticas e representantes de instituições sociais do território do Vale do Curu.

Os 28 jovens dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca, microrregião do Médio Curu, participaram durante um ano do PEJR e agora se formam como Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR). A implantação do PEJR no Ceará foi viabilizada pela parceria entre a Adel, Instituto Souza Cruz e Fundação Konrad Adenauer.

Ao longo de um ano no PEJR, os jovens participaram de uma formação intensa, onde foram abordadas as áreas humanas, técnicas e sociais a fim de desenvolver o empreendedorismo e o protagonismo juvenil no meio rural. Além das formações, intercâmbios e estágio, cada jovem desenvolveu um projeto de vida com o objetivo de desenvolver uma proposta de negócio sustentável para gerar renda no campo para a família e comunidade.

Segundo Aurigele Barbosa, educadora do PEJR, a celebração deste momento é um marco na vida dos jovens e no trabalho desenvolvido pela Adel, pois embora já desenvolvêssemos projetos com juventude, esta é a primeira turma com uma formação prolongada, que veio fortalecer a rede de jovens empreendedores no Médio Curu. “Foi um ano de muitas aprendizagens, em que trocamos experiências não só com os jovens, mas também com as famílias, e o contato com os familiares enriqueceu muito o nosso trabalho, e pudemos mostrar para os jovens que não estão sozinhos, e que nós e os familiares acreditamos no desenvolvimento do jovem no meio rural”.

A formatura é para equipe da Adel a primeira etapa concluída, o próximo passo é apoiar os jovens na implementação de seus projetos, afirma Wagner Gomes, Diretor Executivo da Adel. “Apoiar os jovens na implementação de seus projetos de vida é fundamental, pois esta é primeira experiência empreendedora deles, acreditamos que o protagonismo no meio rural é possível, hoje já temos jovens do PEJR desenvolvendo empreendimentos produtivos com viabilidade econômica”, enfatiza Wagner Gomes.

Compartilhar: