Produção de galinha caipira contribui para o desenvolvimento de comunidades rurais

Oficina sobre produção de galinha caipira, realizada em Tubiba, Touros (RN), as oficinas formativas buscam a ampliação de capacidades pelos beneficiários

Há um ano a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) executa as atividades do Programa EDP Renováveis Rural, da EDP Renováveis, em quatro comunidades rurais dos municípios de Jandaíra e Touros no Rio Grande do Norte. Dentre os 40 beneficiários do Programa, 17 famílias foram contempladas com unidades experimentais para produção de galinha caipira.

A produção de galinha caipira é uma atividade típica da agricultura familiar, praticada muitas vezes sem os cuidados necessários para um bom desenvolvimento da atividade. Infelizmente, poucas famílias no semiárido conhecem as principais práticas que podem contribuir com a sustentabilidade da avicultura.

A criação de galinha caipira precisa de atenção constante, com realização de limpeza regular de comedouros e bebedouros para evitar a presença e proliferação de doenças. Outros pontos que devem ser avaliados são o manejo produtivo, os cuidados com a alimentação e a finalidade da criação (para a produção de ovos, carne ou ambos), requisitos fundamentais para obter bons resultados econômicos.

Gonçalo Francisco, agricultor e avicultor de Zabelê, Touros (RN)

A Adel, por meio do Programa EDP Renováveis Rural, discute com as famílias técnicas de produção de galinha caipira que possibilitam um manejo sustentável da atividade. Na comunidade Zabelê, seu Gonçalo Francisco, 78, já destaca que os usos das práticas sugeridas nas oficinas e assessorias do Programa EDP Renováveis Rural, realizadas pela Adel, têm contribuído positivamente para o desenvolvimento da atividade. “A criação de galinha caipira tem futuro desde que se saiba trabalhar. Agora a gente tem que seguir as orientações dos técnicos pra dar certo e melhorar nossa situação”, destaca Gonçalo.

Sobre o Programa
O Programa Social EDP Renováveis Rural é uma iniciativa da EDP Renováveis Brasil que busca fortalecer a atuação dos produtores que vivem no entorno dos complexos eólicos da empresa. Atualmente está na sua segunda fase que é executada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), em quatro comunidades nos municípios de Touros e Jandaíra, no Rio Grande do Norte, no entorno dos parques eólicos JAU e Aventura 1.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *