Programa Jovem Empreendedor Rural beneficia jovens de seis municípios cearenses

Neste primeiro semestre de 2016, mais trinta jovens de seis municípios cearenses – Apuiarés, Pentecoste, Paracuru, Umirim, Caucaia e São Gonçalo do Amarante são beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural.

Morando em comunidades diversas, as 22 meninas e os 08 meninos que ingressaram no programa compartilham o sonho de tornar-se um empreendedor. Ser referência em suas comunidades é o desejo da maioria que conheceu o programa a partir de um outro jovem empreendedor do território que se fixou na comunidade e tem sua autonomia financeira.

O Programa Jovem Empreendedor Rural, tecnologia social desenvolvida desde 2009 pela Adel já beneficiou cerca de 650 jovens de 45 comunidades no semiárido cearense. Com o objetivo de apoiar jovens de comunidades rurais na criação e no fortalecimento de pequenos negócios em suas propriedades, o programa tem gerado novas perspectivas para a juventude que vive no meio rural.

A estratégia de atuação do programa consiste no desenvolvimento de quatro componentes: acesso ao conhecimento por meio do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios; acesso a microcrédito, através do Fundo Veredas; participação em redes colaborativas; e, acesso as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Significa uma oportunidade para a juventude rural que quer empreender e precisa de apoio para implementar sua ideia.

Tales Rilton, assessor de formação da Adel (à direita), jovens do programa e Luiz Barreto, colaborador externo (à esquerda)
Cada jovem que ingressa no Programa Jovem Empreendedor Rural
pode acessar os quatro componentes e contam com o apoio da equipe da Adel para
que possam iniciar e desenvolver seus empreendimentos – agrícolas (atividades
das cadeias produtivas da agricultura familiar) ou não-agrícolas (prestação de
serviços e atividades produtivas que não envolvem práticas de agricultura).

Os jovens que ingressaram este semestre no programa, a maioria deseja criar empreendimentos não-agrícolas com foco na área gastronômica, eletrônica, vendas e estética. Eles acreditam que este é um mercado promissor a ser explorado no meio rural. São serviços necessários à população e apenas disponibilizados nos grandes centros urbanos.

Alessandra Felix de Sousa, 19, reside na comunidade Queimadas, distante 30 km da sede de São Gonçalo do Amarante, pretende abrir uma loja de roupas. “O local mais próximo que disponibiliza estes produtos fica a uns 5km, muitos moradores não têm transporte e optam sempre pela acessibilidade das sacoleiras, minha mãe é uma e pode me dá todo o suporte no desenvolvimento do meu negócio”, afirma.


Este ano, a Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.


Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios, integra a primeira etapa do Programa Jovem Empreendedor Rural e tem uma carga horária de 720 horas aulas, cumpridas ao longo de 04 meses. No curso, os jovens aprendem sobre as características de um empreendedor, elaboram seus planos de negócios e discutem sobre a implantação de seu empreendimento.

Álvaro Neto, colaborador externo, ministrando a oficina de associativismo e cooperativismo

Na primeira semana presencial do Curso, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de março, os eixos temáticos estudados foram: Noções de gestão ambiental e empreendedorismo; Associativismo; Cooperativismo; Liderança; Habilidades Interpessoais e Negócios rurais sustentáveis.

Após a semana de estudos, os jovens foram orientados a compartilhar com a família sua ideia empreendedora e fazer um diagnóstico local das oportunidades. A finalidade é analisar qual a viabilidade de realizar seus empreendimentos.

A Adel acredita que este momento com a família é primordial para o jovem aprimorar suas ideias com os pais e a cada formação apresentar com clareza o propósito do empreendimento. Na segunda semana presencial que inicia hoje (04/04) e segue até sexta-feira, os assessores técnicos estarão discutindo com os jovens quais são as oportunidades de mercado viáveis.



Visitas de estudos

Durante o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios acontece a cada módulo visitas de estudos a outros jovens empreendedores do programa. Na primeira semana presencial do Curso, a turma visitou o empreendimento “Agricultura do Vale” dos jovens empreendedores Vitor Esteves e Rayssa Duarte.

O empreendimento “Agricultura do Vale”, localizado na comunidade Boca da Picada, São Gonçalo do Amarante, consiste na produção de hortaliças, frutas, grãos, ovinos, galinha caipira, abelhas, gado e produção de adubo orgânico. Tem como propósito valorizar a agricultura familiar e suas práticas agrícolas beneficiando jovens e agricultores do território.

“Agricultura do Vale”, Boca da Picada, São Gonçalo do Amarante/CE (Foto: Divulgação Fanpage Empreendimento)

Durante a visita, Vitor e Rayssa apresentaram o empreendimento, os desafios enfrentados quanto a abertura, manutenção e comercialização dos produtos, enfatizando quais as estratégias utilizadas para superar esses desafios.

Com isso, os jovens conheceram na prática os desafios de empreender e o quanto devem ser ousados e persistentes para alcançar seus objetivos. Na visita, eles tiveram contato com experiências agrícolas e não-agrícolas. Rayssa além de colaborar com Vitor nas atividades do Sítio, trabalha com artesanato.

Segundo Tales Rilton assessor de formação da Adel, o primeiro contato dos jovens com o programa é fantástico.” Os jovens ficam super empolgados com as temáticas do curso e a forma como os conteúdos são trabalhados. Ao final da primeira semana todos estavam muito felizes por terem enxergado muitas oportunidades que até então não haviam constatado. Essas mudanças trouxeram mais esperança, percebi isso nos relatos do último dia. Tudo isso nos inspira ainda mais a buscar mais conhecimentos para compartilhar com a turma”, ressalta.

Jovens durante conversa com Vitor e Rayssa no Sítio Agricultura do Vale

Compartilhar: