Programa Jovem Empreendedor Rural inicia mais uma etapa formativa no Amazonas

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e a Casa do Rio deram início à etapa de formação da primeira turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) no Amazonas este ano. O curso Empreendedorismo e Protagonismo Social iniciou em setembro, no Centro de Formação Saberes da Floresta (Sítio Amaras, estrada do Manaquiri) e reúne 26 jovens de dois municípios no entorno da BR-319, Careiro da Várzea e Careiro Castanho.

Todo o processo de replicação do PJER no Amazonas é acompanhado pela Adel, que compartilha sua expertise, adquirida durante os dez anos em que tem implementado e desenvolvido a tecnologia social no Ceará. A mobilização e a seleção da turma, na região Norte, contou com a ação dos jovens amazonenses Alexandra Guimarães, 20, e Tiago Lima, 20, ambos do município Careiro Castanho (AM), que participaram de um intercâmbio na Adel, conhecendo de perto a metodologia do Programa e a atuação de jovens empreendedores rurais do Ceará.

Chegada dos jovens para mais uma semana de formação

Entre os temas abordados durante o curso estão o protagonismo e empreendedorismo, assessoria na elaboração de projetos de negócio, acesso a crédito e gestão, que auxiliará na elaboração de um plano de negócio para criação ou desenvolvimento de seus empreendimentos, sejam eles com fins econômicos ou de impacto social. Além disso, eles (as) serão incentivados a cooperar e colaborar entre si, entre suas iniciativas, para a formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs), como contribuições para o desenvolvimento local.

“Empreender é um caminho possível, como nos mostra esse Programa da Adel. Empreender com sustentabilidade, mantendo a floresta e sua cultura vivas – o comprometimento da Casa do Rio – é o desafio do PJER no Amazonas. Vamos juntos, construindo essas pontes para a juventude”, comemora Thiago Cavalli, Diretor Executivo da Casa do Rio.

Tecnologia social

“O PJER é uma grande oportunidade para o jovem amazonense, que assim como no Ceará, devido à situação de vulnerabilidade socioeconômica, precisa lidar com muitos desafios, desenvolver resiliência como capacidade humana, para que possa se tornar protagonista da sua própria vida em sua comunidade”, defende Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel.

A replicação do PJER no Amazonas trata-se de um novo estágio de desenvolvimento da Adel, que entende o programa como uma tecnologia social que pode ser aplicada nos diversos contextos regionais e locais no Brasil. Essa semana está acontecendo mais uma etapa formativa do Programa no Amazonas e na próxima quinta-feira (31), haverá um Seminário com a presença de jovens, parceiros e comunidade.

No Seminário será discutido a importância do empreendedorismo e do protagonismo de jovens para o desenvolvimento sustentável da floresta. O Curso Empreendedorismo e Protagonismo Social se encerrará no dia 29 de novembro e, posteriormente, os jovens apresentarão os seus projetos ao Fundo Veredas, uma iniciativa da Adel para investir especificamente em empreendimentos de jovens rurais que têm imensa dificuldade em conseguir crédito de instituições financeiras formais.

“O acesso ao crédito é fundamental para a implantação dos projetos dos jovens. Sem investimento inicial, poucos jovens conseguem implantar suas ideias ou ampliar os projetos de negócios que eles apresentam na formação”, ressalta a Diretora de Programas da Adel Aurigele Alves que coordena a replicação do Programa no Amazonas.

Compartilhar: