Inauguração de casas de farinha no Ceará

 

Na tarde da última quarta-feira, 7 de março, estivemos em Itarema/CE, na Comunidade Patos para a inauguração da Casa de Farinha que foi revitalizada através do Programa Raízes da CPFL Renováveis, com execução da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e apoio da Siemens Gamesa. Ao lado da casa de farinha também foi revitalizado um Centro Comunitário para eventos e reuniões da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Patos. Na comunidade vizinha, Pachicu, foi inaugurada também uma casa de farinha ao final do dia.

O momento contou com mais de trinta agricultores e agricultoras em cada comunidade, além de crianças e visitantes. Nosso Diretor Executivo, Adriano Batista, ao lado do nosso Diretor de Negócios, Wagner Gomes, prestigiaram o momento junto com Christiana de Almeida e Fernando Di Franco, Gerente de Sustentabilidade e Superintendente de Sustentabilidade da CPFL Renováveis, respectivamente. Também estiveram presente Samuel Protetti e Rafael Ferreira, ambos da Transforma Aí, parceira na implantação do projeto.

Inauguração Centro Comunitário revitalizado

A Casa de Farinha é uma unidade artesanal onde os agricultores beneficiam a mandioca proveniente de suas plantações. Além da farinha, eles geram outros produtos como a goma, matéria prima para tapiocas e beijus, por exemplo. As casas de farinha implantadas são compostas de um sistema de ralação, prensagem e um forno artesanal.

O ambiente é também um espaço de fortalecimento do trabalho coletivo e de interação entre os membros da comunidade, pois o espaço físico é coletivo e beneficia a todos. O Centro Comunitário inaugurado também tem a função de ser um ponto de união entre os moradores e contribuir com o desenvolvimento local.

Para Adriano Batista é gratificante fazer parte de um projeto que está intrinsecamente ligado à missão da Adel, ao buscar formas e tecnologias para o fortalecimento de cadeias produtivas e a valorização da produção local. O Presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Patos, Marcílio de Sousa, 42, afirmou que foi uma tarefa árdua realizar o projeto desde início. Houve muita descrença por parte dos moradores e até dele mesmo, de que nada seria finalizado. Agora acredita que vão fazer um produto de qualidade e reunir os moradores no Centro Comunitário.

Participantes da inauguração, Comunidade Patos, Itarema/CE

Após a inauguração, o Programa Raízes realizará com os moradores capacitações sobre gestão e bom uso das casas de farinha. Todos os envolvidos na concepção e execução do projeto acreditam que as percepções das comunidades foram respeitadas, fortalecendo uma relação de confiança e respeito entre os envolvidos.

Para saber mais sobre o Projeto, acesse:  http://www.adel.org.br/adel-e-cpfl-renovaveis-implantam-projeto-de-agricultura-sustentavel-no-ceara/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *