Projeto da Adel é selecionado em Edital Socioambiental da Brookfield Energia Renovável

 

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas de Parazinho, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), acaba de ser selecionado pelo 11º Edital Socioambiental da Brookfield Energia Renovável. A iniciativa será realizada no município de Parazinho no Rio Grande do Norte.

O Projeto fará parte do portfólio de ações do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Visa a criação de iniciativas de empreendedorismo e protagonismo social entre estudantes do ensino médio de escolas públicas do município potiguar, por meio de oficinas que abordarão temas como respeito à diversidade, direitos humanos, promoção de um ambiente de paz e sustentabilidade nas relações com o meio ambiente.

A Adel incluiu a escola como um espaço essencial de atuação em sua estratégia de abordagem aos jovens no PJER, pois acredita que eles precisam ser incentivados a permanecer no meio rural e apresentados a trajetórias alternativas de futuro quando ainda estão em fase crítica de suas formações. No ambiente escolar eles já estão pensando em trabalho, renda e mobilidade social.

“Esses adolescentes são fortemente convencidos que o caminho mais seguro é o da fuga: deixar o lugar onde nasceram e onde estão sendo criados para buscar melhores condições, apenas em tese, nas grandes cidades. A escola deve ter essa função estratégica de contextualização das perspectivas de trajetórias dos jovens e de apresentação a eles das alternativas existentes”, destaca Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel.

Durante o ano de 2018, a Adel realizou uma versão do Projeto que beneficiou 400 estudantes, com idade entre 15 a 17 anos, de quatro escolas públicas do interior do Ceará. A reaplicação da ação será a primeira iniciativa da área programática da organização fora do Estado, um marco para sua expansão que já vem acontecendo na região Nordeste, por meio da instalação de Núcleos Avançados. Já a expansão para outros contextos regionais do Brasil, ocorre por meio de alianças estratégicas com organizações parceiras locais, que são os aliados estratégicos da Adel nessa jornada de crescimento.

Sobre o Edital Socioambiental
Nesta edição do edital foram analisadas propostas alinhadas a três eixos estratégicos e linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável – Agricultura Familiar e Apoio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos; Educação – Educação para o Trabalho, Educação Ambiental e Educação para Direitos Humanos; e, Água – Gestão dos Recursos Hídricos e Segurança Hídrica.

Por meio do Edital Socioambiental, a Brookfield busca fomentar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas aos seus ativos e que possam potencializar uma mudança significativa na realidade dos moradores locais.

Para saber mais, visite: https://sustentabilidade.brookfieldenergia.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *