Projeto Jovem Empreendedor Rural beneficia jovens rurais de São Gonçalo do Amarante

O projeto Jovem Empreendedor Rural desenvolvido desde 2014, como uma reaplicação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel, beneficiou jovens do município de São Gonçalo do Amarante, com o patrocínio da Petrobras.

A iniciativa do projeto, que busca assim como o programa contribuir para inclusão socioprodutiva dos jovens rurais nas cadeias de valor da região, beneficiou diretamente 92 jovens de comunidades rurais e semi-rurais de São Gonçalo do Amarante, entre 18 e 29 anos de idade. Os jovens estavam cursando ou já haviam concluído o Ensino Médio e participaram do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios.

Organizado em em três etapas: mapeamento e diagnóstico da economia da região, formação de jovens empreendedores rurais e apoio técnico e gerencial aos jovens na implantação de negócios rurais, o projeto identificou oportunidades e desafios para os jovens empreendedores, ao mesmo tempo que trabalhou com a juventude as oportunidades do município de São Gonçalo do Amarante, que vivencia um período de intensas transformações sociais e econômicas.

Turma 2 – 2015.1

Na primeira etapa do projeto, a Adel conduziu um processo de mobilização e articulação de atores chaves no município para reflexão e avaliação das oportunidades e desafios para o empreendedorismo com jovens rurais. Em seguida, realizou a mobilização, seleção e formação dos jovens através do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios.

Durante o curso os jovens desenvolveram suas capacidades e habilidades para criar, desenvolver e gerir empreendimentos rurais. No total, 78 jovens elaboraram seus planos de negócios e 43 deles já receberam o apoio da Adel com o microcrédito para implantarem seus empreendimentos nas comunidades.

Na terceira e última etapa do projeto, a Adel presta assessoria aos jovens empreendedores mensalmente, presencial e a distância. Os técnicos visitam os jovens e fornecem as orientações necessárias para uma boa prática gerencial. Segundo Aurigele Alves, Diretora de Programas, a continuidade desta etapa do projeto é essencial.

Turma 4 – 2016.1

“Continuaremos, mesmo com o fim do projeto assessorando os jovens com negócios em funcionamento e nosso interesse é possibilitar que os jovens consigam evoluir nos seus negócios e contribuir efetivamente com o desenvolvimento socioeconômico das suas comunidades”, ressalta.

A realização do projeto Jovem Empreendedor Rural em São Gonçalo do Amarante, efetivou a estratégia de expansão do Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel para região metropolitana e a realização de novas ações no território. A iniciativa contou com a parceria e o patrocínio da Petrobras, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Fundação Interamericana (IAF), Instituto Oi Futuro, Manos Unidas, Universidade Federal do Ceará e Novos Rurais.

O Programa Jovem Empreendedor Rural, mesmo após a conclusão do projeto segue em São Gonçalo do Amarante. Atualmente, a Adel está realizando mais um Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios com 30 jovens dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Umirim, Caucaia e Apuiarés. A previsão é realizar no segundo semestre mais uma turma com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e a Fundação Carrefour.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *