Elaboramos e desenvolvemos nossa estratégia de atuação através da constante e próxima interação com as comunidades, os jovens e agricultores rurais. Em quase dez anos atuando em campo, aprendemos diversas lições que usamos para aperfeiçoar nossa abordagem e tornar nossas atividades mais eficazes.
Por meio da interação com o público-beneficiado, entendemos quais são os desafios mais comuns e relevantes no cenário para que possam iniciar e desenvolver seus empreendimentos e projetos:
- eles não contam com ferramentas e habilidades adequadas e essenciais, não conseguem analisar o contexto e identificar oportunidades no cenário local e não se sentem aptos a desenvolver um empreendimento ou um projeto por eles mesmos; eles sentem-se sem apoio em campo para implantar mudanças nas práticas e nas formas tradicionais de produzir e atuar deles;
- mesmo quando eles percebem uma oportunidade e chegam a organizar um plano ou um projeto para aproveitá-la, eles não têm as condições exigidas por bancos e fundos convencionais de microfinanças para tomar um empréstimo e investir em implantação;
- para ter sucesso ao empreender em um ambiente tão hostil, agricultores e jovens precisam trabalhar juntos, cooperar uns com os outros e formar redes e parcerias entre eles e com outros empreendedores e organizações;
- para superar os desafios de empreender no semiárido e em comunidades que são, em sua maioria, bastante afastadas umas das outras e praticamente isoladas em relação à comunicação e ao acesso, os empreendedores precisam complementar saberes tradicionais com ferramentas e práticas modernas, tecnologias socioambientais e soluções que possam contribuir, a partir de inventividade e inovação, para ajudá-los a desenvolver técnicas.
Baseados nesses quatro desafios principais, nós construímos uma estratégia para abordá-los, oferecendo serviços a jovens e agricultores rurais com acesso a:
Conhecimento
(por meio de oficinas e cursos de capacitação, de sessões de assistência e consultoria técnica e de formação prática para o uso de ferramentas e tecnologias em campo);
Crédito
(por intermédio da oferta de pequenos empréstimos para que possam implantar planos de negócios e projetos em campo);
Redes
(por meio de atividades de assistência técnica em campo para organização de redes territoriais, arranjos produtivos e comerciais, formação de cooperativas e de associações de agricultores/produtores);
Tecnologias
(disponibilizamos, por intermédio de assessoria técnica, sessões de intercâmbio e oficinas de difusão, o acesso a tecnologias socioambientais e de informação e comunicação que ajudam os empreendedores a desenvolver práticas de produção e de gestão).
Desse modo, todas as atividades da Adel representam ações estratégicas em uma dessas quatro áreas de atuação.
Nossa estratégia de atuação é dividida em dois programas: um para atuar com agricultores familiares e outro especificamente com jovens. Em ambos, possibilitamos o acesso ao conhecimento, crédito, redes e tecnologias, com adequações necessárias para cada público.
Jovem Empreendedor Rural
Cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos rurais por jovens empreendedores e com uma abordagem integrada, trabalha com as habilidades empreendedoras da juventude.
O acesso a conhecimento, crédito orientado, redes e tecnologias, estratégia de atuação da Adel, para que os jovens empreendedores encontrem condições adequadas e favoráveis para sua atuação, são possibilitadas aos jovens através da formação empreendedora, acesso ao Fundo Veredas, participação na Rede de Jovens Empreendedores Rurais e acesso a tecnologias de informação e comunicação.
FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
Formação Empreendedora para juventude rural
A Formação em Empreendedorismo E Gestão tem duração de quatro meses e trabalha com o método de Pedagogia da Alternância. Esse método é uma abordagem em que os participantes do curso permanecem uma semana em regime de imersão no Centro de Formação, em aulas e trabalhos em grupos, e, depois, passam outras duas semanas nas comunidades em que moram, realizando atividades pedagógicas práticas, de campo, com apoio de educadores da Adel.
Leia mais
Durante o Curso, os jovens empreendedores aprendem sobre conceitos e ferramentas para planejamento, criação, gestão e desenvolvimento de empreendimentos rurais; analisam os contextos em que desejam empreender; identificam as oportunidades; e, então, elaboram seus planos de negócios e projetos, que podem ser individuais ou coletivos (grupos de jovens da mesma comunidade ou de comunidades vizinhas).
Os projetos de empreendimentos não são apenas para negócios agrícolas. Podem ser também negócios não-agrícolas, que incluem diferentes atividades, tais como comércio (abrir uma pequena loja, por exemplo) ou prestação de serviços (abrir um salão de cabeleireiro ou uma lanhouse, talvez). Esses são negócios rurais porque são implantados em meio rural (comunidades ou mesmo em municípios rurais), mas não necessariamente agrícolas (porque não envolvem a prática da agricultura ou da pecuária). Com planos de negócios em mãos, os jovens podem submetê-los para receber um pequeno empréstimo do Fundo Veredas.
▲
FUNDO VEREDAS
Acesso a crédito orientado para jovens empreendedores
O Fundo Veredas foi criado em 2012 pela Adel, com o objetivo de investir especificamente em empreendimentos de jovens rurais, pois os jovens têm imensa dificuldade em conseguir crédito de instituições financeiras formais. Observamos que os jovens sem investimento inicial, não conseguem implantar ou ampliar projetos de negócios. Portanto, a estratégia do Fundo Veredas é emprestar recursos para que qualquer jovem da região atendida comece um empreendimento e tenham os projetos de negócios aprovados.
Leia mais
Além de oferecermos créditos de até R$ 8 mil por empreendimento, cada empreendedor tem acesso a assessoria técnica e gerencial continuada – desde a elaboração do projeto de negócio até o alcance de metas de desempenho e de sustentabilidade dos empreendimentos.
LINHAS DE CRÉDITOS
O Fundo Veredas conta com três linhas de crédito:
- Crédito Semente: Jovens e grupos de jovens empreendedores nos estágios iniciais de seus empreendimentos.
- Crédito Orientado: Jovens e grupos de jovens que têm seus empreendimentos em estágios mais avançados de desenvolvimento.
- Crédito Direcionado: Investimento realizado por parceiro-investidor especificamente direcionado para um empreendimento de jovem e grupo de jovens.
▲
REDE DE JOVENS EMPREENDEDORES RURAIS
Fortalecimento organizativo e interação entre os jovens
Como empreender em ambientes de resiliência é lidar com desafios contínuos, nós mobilizamos os jovens empreendedores em rede. Atualmente, os jovens beneficiados pelo Programa estão engajados na Rede de Jovens Empreendedores Rurais, uma experiência de compartilhamento, cooperação, troca e aprendizagem sobre os desafios e, principalmente, as soluções e boas ideias de empreendimentos e projetos que contribuem para transformar suas realidades.
Leia mais
Acreditamos que os jovens têm uma incrível capacidade de entender e responder aos desafios e oportunidades com que interagem todos os dias em suas realidades. E estão dispostos a usar todos os recursos disponíveis para mudar o mundo em que vivem – os saberes tradicionais que aprenderam com seus pais, os conhecimentos técnicos que adquiriram nas escolas e universidades e as tecnologias com que cada vez têm maior contato. Os jovens conseguem articular todos esses elementos e somar vontade e força de mobilização de outras pessoas em suas comunidades para fazer projetos se tornarem realidade.
Na Rede, eles apresentam seus empreendimentos e projetos, trocam informações, conhecimentos e discutem sobre os problemas e os caminhos que encontram para superar as adversidades. Eles têm uma valiosa oportunidade para aprender uns com os outros. E ainda podem descobrir a partir das expertises de cada um, como agregar valor aos empreendimentos.
▲
CENTROS INTEGRADOS DE TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO (CITs)
Conecta jovens empreendedores e compartilha experiências
O acesso as tecnologias de informação e comunicação ainda não é uma realidade no meio rural. Entretanto, são ferramentas essenciais para os jovens empreendedores rurais. Como solução para este desafio a Adel criou os Centros Integrados de Tecnologias e Informação (Cits), espaços de apoio especialmente para os jovens empreendedores rurais.
Leia mais
Através das tecnologias da informação e comunicação instaladas nos Centros Integrados de Tecnologias, os jovens se conectam entre si e com o mundo. Aprendem sobre novas técnicas, compartilham informações, desafios e soluções, estudam e aprimoram suas competências e administram seus negócios. Os Cits funcionam como escritórios coletivos de jovens empreendedores rurais, onde eles se encontram, trocam experiências e colaboram para solucionar obstáculos comuns que encontram em seus empreendimentos.
Os Cits são espaços implantados em salas nas associações comunitárias ou construídos em terrenos cedidos pela comunidade. Cada um conta com computadores com acesso à internet e uma antena DX 30/900 que permite o acesso a telefonia celular. Os usuários do Cit encontram lá computadores, impressoras e telefones. A comunidade tem acesso ainda ao sinal Wi-Fi que é instalado nos Cits, onde podem conectar notebooks, tablets e celulares.
▲
Soluções Rurais
O Programa Soluções Rurais busca contribuir para o desenvolvimento local de comunidades rurais, a partir da cooperação entre atores da sociedade civil e da integração de soluções inovadoras e viáveis nas diversas dimensões do desenvolvimento (social, econômica, ambiental e cultural).
Este Programa incrementa capacidades individuais (agricultores) e coletivas (comunidades rurais) para que soluções sejam criadas, otimizadas, contextualizadas e implantadas de modo integrado, em rede e complementando umas as outras, em prol do desenvolvimento local nas comunidades atendidas. Isso representa instrumentalizar os atores locais para o desenvolvimento.
Leia mais
As soluções de convivência com o semiárido são identificadas de acordo com as demandas, as oportunidades e as potencialidades das comunidades atendidas nas áreas de: recursos hídricos, agricultura familiar e governança local.
Na área de recursos hídricos, a Adel implanta nas comunidades soluções para garantir o direito humano à água – tanto para consumo humano, como enquanto insumo na produção. Saber usar os recursos hídricos disponíveis é uma competência essencial para a convivência próspera com a realidade ambiental e econômica do semiárido. Cerca de 20% da população do Nordeste brasileiro não tem acesso a água.
Na área de agricultura familiar, são desenvolvidas atividades de estruturação de cadeias produtivas e implantação de arranjos produtivos locais, com base no exame de vocações econômicas e saberes tradicionais inerentes à cultura produtiva local, visando aumentar a produtividade e a rentabilidade na agricultura familiar.
Na área de governança local, instâncias organizativas são fortalecidas e estruturas coletivas são implantadas, tendo como principal referência a experiência dos fundos rotativos comunitários. As comunidades rurais não conseguem articular suas vocações e recursos de modo a, cooperativamente, pensar em estratégias de desenvolvimento, com base no fortalecimento das relações humanas e sociais locais.
O acesso dos agricultores a conhecimento, crédito orientado, redes e tecnologias é promovido através da capacitação e assessoria técnica; dos Fundos Rotativos Comunitários, das Redes Cooperativas e do uso de tecnologias socioambientais.
Capacitação e assessoria técnica
O Programa Soluções Rurais promove capacitações dos agricultores e assessoria técnica na produção e gestão dos empreendimentos. Compartilha novos conhecimentos com os agricultores, tais como: técnicas de produção sustentável, associativismo, educação financeira, gestão, beneficiamento, comercialização e agregação de valor.
Fundo Rotativo Comunitário
Os Fundos Rotativos Comunitários são implementados com o intuito de potencializar a capacidade produtiva de uma comunidade a partir da ativação de seu capital social. Os Fundos Rotativos são mais que instrumentos de indução econômica. São mecanismos de proteção social. Eles resultam da capacidade de governança local, por ocorrer devido à tomada coletiva de decisão e em regime autogestionário. Cada Fundo tem uma política de gestão, que consta todas as ferramentas e as regras para uso e gestão dos recursos. Cada agricultor diretamente beneficiado por um investimento social ou doação se compromete a devolver, por meio de pagamentos, o valor que recebeu em benefícios e serviços para um fundo coletivo, que é gerido e governado pela comunidade. Desse modo, todos os recursos investidos em alguns agricultores de uma determinada comunidade assumem condição rotativa, podendo ser re-emprestados para novos agricultores da mesma comunidade em diferentes e progressivos ciclos, dando maior escala aos seus impactos sociais. Normalmente, os Fundos Rotativos são administrados pela associação comunitária.
Tecnologias Socioambientais
Uma importante parte do nosso trabalho com agricultores é ajudá-los a aprender e a implantar, nas comunidades que eles vivem, tecnologias socioambientais de baixo custo, mas de elevado impacto social. É o caso das cisternas de placa, que permitem, a eles, coletar e armazenar água nas temporadas de chuvas para poder consumir nos períodos de estiagem. Por meio dessa tecnologia, a água das chuvas que cai sobre superfícies como telhados e rochedos são coletadas nas calhas e armazenadas nas cisternas para serem consumidas pelas famílias ou usadas na produção para irrigação e para criação de animais. Esse é apenas um exemplo de uma tecnologia socioambiental que ajuda famílias locais a conviver com os desafios do semiárido.
Redes Cooperativas
As Redes Cooperativas objetivam estimular a formação de redes de grupos produtivos de comunidades e territórios em torno de arranjos que otimizem as cadeias produtivas e expandam a participação dos agricultores em seus estágios mais rentáveis e que sejam capazes de incidir em políticas públicas e qualificar os investimentos públicos e privados em programas de larga escala de apoio à agricultura familiar. O Programa mobiliza os agricultores, organiza e participa de fóruns e eventos para discussão e construção participativa de planos estratégicos territoriais, incentivando, assessorando e coordenando o diálogo intersetorial e a formulação de ações e projetos cooperativos.
▲
Nossa Expertise
Em treze anos de atuação, a Adel desenvolveu muitas competências sobre a promoção de desenvolvimento local através da formação e o apoio ao empreendedorismo em comunidades rurais. As ações e iniciativas realizadas ao longo da história da Adel têm em comum a construção de meios para potencializar e capacitar pessoas e comunidades em situação de resiliência. Essas competências foram desenvolvidas a partir da interação direta com jovens e agricultores e com entidades de base, como associações comunitárias, cooperativas e outras organizações da sociedade civil.
Leia mais
Para cumprir com a sua missão, a Adel realizou diversos projetos em áreas como:
- segurança hídrica e alimentar;
- gestão de recursos hídricos;
- agricultura familiar;
- estruturação de cadeias produtivas e arranjos produtivos locais;
- inclusão socioprodutiva;
- microfinanças rurais;
- convivência sustentável com o bioma local e eficiência no uso de recursos naturais, de modo sustentável;
- difusão e implantação de tecnologias socioambientais;
- preservação e educação ambiental;
- educação para o empreendedorismo, para cidadania, para sustentabilidade e para o desenvolvimento;
- assistência técnica rural;
- diálogos multissetoriais, envolvendo empresas, governos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil e
- criação, planejamento e gestão de negócios e projetos em contexto rural.
Essas experiências permitiram à Adel produzir e adquirir conhecimentos suficientes para apoiar outros atores da sociedade na realização de projetos e serviços nesses campos de atuação. Foram experimentadas e desenvolvidas abordagens e soluções específicas pela Adel para ter resultados efetivos, que são compartilhados com empresas, governos e outras organizações com interesse em impactar positivamente em pessoas, comunidades e no meio ambiente, em uma ética de sustentabilidade.
Serviços Disponíveis
A Adel disponibiliza um leque de serviços a empresas, governos e outros atores da sociedade civil para colaborar com suas próprias estratégias para promover desenvolvimento humano, incorporar ou disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações.
Ainda há a possibilidade desses atores terem interesse em potencializar os impactos positivos que já causam na sociedade e no meio ambiente, engajar seus colaboradores e suas comunidades mais próximas.
A Adel está sempre em busca de parceiros para realizar projetos e colocar em prática os saberes e as tecnologias socioambientais que aprendeu e desenvolveu em comunidades e territórios em todo o Brasil e em outros lugares do mundo.
Dentre os serviços que a Adel pode oferecer, estão, nas áreas de atuação mencionadas no item anterior:
- Consultoria técnica e gerencial;
- Elaboração e gestão de programas e projetos;
- Monitoramento e avaliação;
- Pesquisas, diagnósticos e estudos;
- Articulação e coordenação de parcerias;
- Formação e gestão de redes;
- Implantação de sistemas de segurança hídrica, gestão de recursos naturais e segurança alimentar;
- Difusão e implantação de tecnologias socioambientais;
- Assistência técnica rural;
- Capacitação e assessoria.
▲