Realizado dia de campo em Vila Nova Serrota

No dia 18 de maio, aconteceu na comunidade de Vila Nova Serrota, em Pentecoste, o dia de campo sobre o beneficiamento da cera, com o objetivo de transformar a cera bruta em cera alveolada para redução do trabalho das abelhas e diminuir os gastos da produção.

A cera alveolada é um dos aperfeiçoamentos da apicultura moderna, com esse material o apicultor reduz o trabalho das abelhas e agiliza o processo de produção. A cera alveolada é uma lâmina de cera prensada, na qual os dois lados contem os hexágonos do mesmo tamanho do alvéolo, que será como um guia para a construção dos alvéolos das abelhas.

O material utilizado para demonstrar como fazer o beneficiamento da cera foram quatro: um derretedor de cera, um cilindro, um molde de lâmina de madeira e um aquecedor com peneira onde o molde é colocado para a formação da lâmina. Este material foi disponibilizado pelo Centec – CVT de Pentecoste.

Durante o dia de campo, os apicultores tiveram a oportunidade de aprender na prática como fazer o beneficiamento da cera. O dia de campo foi coordenado por Anderson Vieira, gerente de projetos da Adel, e contou com a colaboração do instrutor de apicultura do Centec – CVT de Pentecoste, Gilberto, e o coordenador Fernando.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *