Realizado o 1º Encontro da Câmara de Juventude Rural do Médio Curu

Foi realizado no dia 18 de novembro, na Unidade de Formação do Jovem Rural em Cipó – Pentecoste, o 1º Encontro da Câmara de Juventude Rural do Médio Curu com a participação dos jovens do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural – PEJR e a presença de representantes das instituições da microrregião.
O evento começou com a fala do assessor de projetos sociais do Instituto Souza Cruz, Rodolfo Lobato, que expôs os conceitos e objetivos da câmara de juventude, além de contar um pouco da experiência do trabalho com jovens em outros locais.
Em seguida, Edmundo Soares, coordenador do Conselho de Desenvolvimento Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu (CDT) apresentou o território, seu histórico e falou das articulações existentes na microrregião, bem como, da importância que tem o território na busca por projetos coletivos entre os municípios participantes. Edmundo, também ressaltou a importância da participação da juventude no desenvolvimento territorial e explicou de que forma eles precisam estarem organizados para fazer parte do conselho.
Após a palestra, os jovens fizeram questionamentos e esclareceram as dúvidas sobre como participar de órgãos representativos como o CDT, que pode oportunizar um espaço na região para debater ideias e demandas através de fóruns e coletivos de jovens.
Wagner Gomes, diretor executivo da ADEL, também presente no evento, reforçou as oportunidades que estão surgindo para a juventude do Médio Curu e destacou a importância da ADEL, instituição formada por jovens, na formulação de propostas para os jovens e no apoio a iniciativas com a câmara de juventude. 
Ainda sobre o evento, a gerente de projetos de jovens da ADEL, Aurenir Luz, completa: “A Câmara de Juventude é importante para dar espaço aos jovens no fortalecimento de suas reivindicações e legitimar a participação destes atores sociais protagonistas, cada vez mais interessados no desenvolvimento de sua região”.

Compartilhar: