Jovens selecionados para segunda etapa da seleção do PJER

foosApós análise das fichas de inscrições dos jovens que se inscreveram para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) a Adel divulga a lista dos jovens aprovados nesta primeira etapa da seleção.

No total, foram 105 jovens se inscreveram, 51 mulheres e 54 homens de nove municípios do Território. Vinte e quatro em São Gonçalo do Amarante, vinte e um em Pentecoste, quinze em Paracuru, doze em Umirim, dez em Caucaia, nove em São Luís do Curu, seis nos de Tejuçuoca e General Sampaio e dois jovens de Apuiarés.

A seleção para nova turma do PJER iniciou em setembro e segue até próxima semana. Neste semestre, o processo de seleção acontece em duas etapas e de maneira mais extensa. Na primeira etapa, foram analisadas por meio da ficha de inscrição o perfil de cada jovem. É desejável que os jovens tenham perfil de líderes e estejam dispostos a pensar o desenvolvimento da sua comunidade e de negócios com fins econômicos e sociais.

A segunda etapa da seleção dos jovens acontece a partir de hoje (01/11) e segue até 18/11. A equipe da Adel visitará a propriedade do jovem para conhecer a família e as potencialidades e dificuldades de cada participante para empreender. Nesta etapa serão visitados 60 jovens. Destes, somente 35 serão selecionados para ingressar no Programa. A aula inaugural está prevista para acontecer no dia 28/11.

Segundo Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, a seleção acontece em um período mais longo e os resultados são mais positivos. “Os jovens que se inscreveram para o processo seletivo do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) são muito bons, temos muitas expectativas para esta nova turma a se formar. É um processo longo, mas bastante produtivo”.

Os jovens pré-selecionados veem no PJER uma oportunidade para colocar suas ideias em prática, empreenderem e conquistar sua autonomia financeira. “Muitos destes jovens já desenvolvem alguma atividade na comunidade, mas não têm acesso as ferramentas de gestão, e isso eles acreditam que o Programa pode proporcionar”, conta Fábia Oliveira, Assessora de Formação da Adel.

Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

É uma estratégia para criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos rurais por jovens empreendedores de comunidades rurais. É um programa direcionado para a Juventude Rural, desenhado, planejado e gerido por jovens empreendedores rurais do sertão cearense.

O PJER é desenvolvido pela Adel desde 2009, e cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais. Consiste na aliança entre 04 (quatro) componentes essenciais para que os empreendedores encontrem condições adequadas e favoráveis para sua atuação: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso a tecnologias. O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios integra o primeiro componente.

O PJER conta com o apoio do Instituto Carrefour, Fundação Interamericana, Instituto Oi Futuro, Manos Unidas, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e Fundo Socioambiental Caixa.

Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios consiste na aplicação de um conjunto de técnicas, oficinas e ferramentas que possibilitam aos jovens formandos o conhecimento necessário para a definição, planejamento e elaboração do projeto de negócio que será apresentado ao final da formação.

O Curso é composto por oficinas, tutoria e encontros focais com os jovens. No primeiro momento, os jovens participam de uma aula inaugural e ficam uma semana imerso no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural em Sororoca, São Gonçalo do Amarante. Nesta primeira semana eles estudam os temas empreendedorismo, desenvolvimento local e projeto de negócio. Posteriormente, eles participam de tutorias, encontros focais e oficinas elegíveis para aprofundar os conhecimentos em determinados temas.

A lista dos candidatos selecionados para segunda etapa do PJER está disponível neste link: http://migre.me/voxs1

Compartilhar: