Tejuçuoca se prepara para a IX TEJUBODE

A Prefeitura de Tejuçuoca, a 155 quilômetros de Fortaleza e localizada no Vale do Curu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, lançou no último dia 27, oficialmente, a IX edição da Tejubode, a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste.
A tradicional feira de ovinos e caprinos, que acontece anualmente em Tejuçuoca, começa no dia 21 de maio e se encerra no dia 23. Durante três dias, é esperado um público superior a 100 mil pessoas. A estimativa é dos organizadores que apostam, ainda, no volume de negócios acima de R$ 2 milhões.
Para o prefeito Edilardo Eufrásio, a Tejubode é a festa do povo e tornou-se um dos maiores eventos do País. “A realização desse evento projeta a cidade, aquece a nossa economia, viabiliza a abertura e novos negócios, gera emprego, anima a cidade e revela o caprino como nossa principal mercadoria no semiárido nordestino. A festa ganhou fama e a cada ano que passa só tem crescido”, diz ele.
A Tejubode contribui também para o fortalecimento do agronegócio e da agricultura familiar. “A feira foi fundamental no processo de desenvolvimento da cidade que descobriu na vocação do bode, que é rei em Tejuçuoca, a criação de ovinos e caprinos, uma nova fonte de renda. O comércio cresceu, assim como o artesanato do couro e o turismo ecológico”, salienta o prefeito Municipal.
A capital estadual do Bode, como é conhecida Tejuçuoca, já está pronta para receber os visitantes do evento. No Parque de Exposição Joãozão, onde vai acontecer a festa, estão sendo realizados os últimos detalhes. O equipamento ganhou novas instalações, entre as quais, restaurantes, espaços culturais, bares, pista de dança que prometem ser os locais de maior concentração de pessoas.
“A parte interna do parque recebeu nova pavimentação, cobertura de alvenaria, assim como o pátio principal das apresentações. O investimento que a Prefeitura realiza no parque garante maior segurança, comodidade e conforto aos visitantes e expositores da feira que deverá receber um plantel acima de 4 mil animais”, explica o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo César.
O acesso ao local é gratuito e os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar comidas típicas da região, tudo a base de ovinos e caprinos. No parque de 15 mil metros quadrados, 40 boxes serão reservados para receber os animais. Segundo o prefeito, criadores e produtores de vários municípios cearenses e até de outros estados estarão presentes no evento.
O Parque Joãozão contará também com postos médicos, unidades do Conselho Tutelar, vigilância sanitária, Coelce, banheiros químicos, telefones públicos, área de estacionamento e um forte esquema de segurança, além de barracas padronizadas para a comercialização de bebidas e comidas típicas. O Tejubode tem o apoio dos Governos Federal, Estadual, Banco do Brasil, Sebrae, Ematerce, Banco do Nordeste, ADEL, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Faec, Senar, Senac-Ce, entre outros.
Fonte: Diário do Nordeste/ Regional
regional@diariodonordeste.com.br
MAIS INFORMAÇÕES
Tejubode
(85) 3323.1146 e 3323.1156
tejubode2010@gmail.com
praticaeventos@praticanet.com.br
comunicacao@tejucuoca.ce.gov.br

Compartilhar: