1ª Sequência da Formação Empreendedora do PJER

Na última semana (11 à 15/03), a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realizou a 1ª Sequência da Formação Empreendedora do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) que visa criar oportunidades para jovens rurais com idade entre 16 e 29 anos.


A Formação Empreendedora faz parte do eixo conhecimento do Programa e conta com a participação de 35 jovens dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca. Composta por uma carga horária de 720 horas, a serem cumpridas ao longo de 06 meses, a formação utiliza a pedagogia da alternância que intercala uma semana no Centro de Formação e duas semanas com a família.



Nesta 1ª Sequência da Formação Empreendedora foram discutidos os seguintes temas: Juventudes e projeto de vida na Unidade Familiar; Sucessão rural e gênero; Cooperação rural; e, Cidadania e políticas públicas. A partir de aulas expositivas, textos, dinâmicas, leituras, rodas de conversas e visita aos projetos e empreendimentos no Horto das Timbaúbas e na Casa Digital, na comunidade de Chaparral, ambos em Tejuçuoca, eles conheceram na prática experiências que estão possibilitando o desenvolvimento local.

Para o jovem Valdones Delmiro, após uma semana de estudos no Centro de Formação ele retorna para sua residência com a alegria de rever os a familiares e a tristeza de ter sido tão rápido a semana presencial. “A saudade já se estampa na cara, o que antes era receio em continuar, hoje é certeza em prosseguir. As amizades nem se fala, acredito que tudo isso veio na hora certa pra mim”, comenta ele entusiasmado.

A Formação Empreendedora do PJER é realizada pela Adel em parceria com o Criança Esperança, o Programa Novos Rurais e o Fundo Itaú Excelência Social. Conta com o apoio das Prefeituras Municipais de General Sampaio e Tejuçuoca, através das Secretarias de Agricultura.

Compartilhar: