1º Módulo do Programa Jovem Empreendedor Rural

No período de 10 a 14 de novembro, a Adel iniciou as atividades da nova turma do Programa Jovem Empreendedor Rural, desenvolvido este ano, pela Adel em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e a Fundação Interamericana (IAF).

Trinta jovens do município de São Gonçalo do Amarante começaram na última semana do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios. O primeiro módulo da Formação abordou os seguintes eixos: empreendedorismo; liderança; habilidades interpessoais; cooperativismo; associativismo; sustentabilidade ambiental e negócios rurais sustentáveis.

Cada eixo foi apresentado aos jovens pelos educadores através de oficinas, palestras, leituras, dinâmicas, rodas de conversas e colaborações externas. Viabilizando o desenvolvimento das capacidades empreendedoras dos jovens rurais, de acordo com suas vocações e perspectivas.

Segundo Vitor Esteves, jovem participante do curso, a semana foi de muita aprendizagem. “Na primeira semana de curso as expectativas eram muitas, eu tinha várias dúvidas, mas consegui suprir todas elas! E posso dizer de longe que foi uma das melhores experiências que vivi. Logo nesta primeira semana já mudei conceitos, aprendi a enxergar o outro como parte de um todo, aprendi a ter mais humanidade e mais confiança. Só tenho a dizer que minha forma de ver o mundo mudou e estou aguardando ansiosamente para voltar, que o segundo módulo comece logo, pois já estou com saudade de todos da minha turma”, relata.

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é desenvolvido, desde 2009, pela Adel no semiárido cearense, e busca contribuir com o desenvolvimento da produção familiar no campo, através do acesso ao conhecimento, crédito orientado, assessoria técnica e participação em redes cooperativas.

Compartilhar: