Acesso ao conhecimento transforma realidade de jovens empreendedores rurais 

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, realizamos no centro de formação do Instituto Coração de Estudante, na comunidade Cipó, em Pentecoste/CE, o último ciclo formativo do Curso Empreendedorismo e Protagonismo Rural. As ações formativas fazem parte do nosso programa com jovens rurais que conta com o apoio do Instituto Solea.

A programação priorizou a finalização do conteúdo programático do Curso e em preparar os jovens para apresentarem seus Projetos de Negócios para a banca de avaliação, que deve acontecer nos dias 7 e 8 de março. Durante a semana também foram trabalhadas as seguintes temáticas: Investimento e Lucro, Gerenciamento de Riscos, Ferramentas Gerenciais, Oratória e apresentação do Fundo Veredas, nossa estratégia de microcrédito.

A formação se propôs a auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, bem como na elaboração de projetos de negócios que desejam implementar em suas comunidades. Mais de vinte ideias de empreendimentos, como produção e venda de hortaliças, ovos caipiras, venda de roupas, papelaria e design de unhas serão apresentados ao final do Curso.

Raquel Ferreira, nossa Coordenadora de Programas, afirma que é uma alegria acompanhar de perto essas ações que possibilitam mais oportunidades para a juventude cearense. “Voltamos de mais uma imersão felizes por saber que teremos novos protagonistas no território. Por meio dos nossos projetos com jovens, buscamos desenvolver suas capacidades para que possam encontrar condições favoráveis em suas comunidades e permanecer no meio rural com melhores condições de vida. Ações como essa só são possíveis porque contamos com apoio de parceiros como o Instituto Solea”, reforça.

Patrícia dos Santos, 27, moradora da comunidade Caiçara I, em Tejuçuoca/CE, ressalta que o curso a ajudou a decidir qual projeto seria mais viável desenvolver em sua comunidade. “Sou formada em administração, também já fiz curso em informática básica, mas mesmo assim minha ideia inicial era um projeto agrícola. Esse curso é uma ótima oportunidade, quando eu cheguei aqui eu tinha uma ideia de negócio e através dos conhecimentos adquiridos, eu mudei o meu projeto para uma papelaria. Na minha comunidade não tem concorrência e eu vi a oportunidade de implantar esse projeto lá e aumentar a renda da minha família”, ressalta.

Nas últimas semanas, também realizamos visitas aos empreendedores nos territórios do Vale do Curu e Aracatiaçu, que fazem parte dessa turma. O objetivo foi auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas capacidades técnicas e gerenciais, esclarecendo suas dúvidas e dando suporte na elaboração de seus Projetos de Negócios. 

Para Fábia Oliveira, nossa Assistente de Projetos, o curso oportunizou também uma formação humana. “Os jovens têm acesso a diversos conteúdos e oficinas que os auxiliam na construção dos seus projetos de negócios, como empreendedorismo, ferramentas gerenciais e outras temáticas. Além desses conteúdos técnicos, os jovens também têm acesso a uma formação humana, que impacta diretamente em suas vidas, no protagonismo que exercem em suas comunidades e também nas suas unidades familiares”, reforça.

Sobre o PJER

Há 15 anos, realizamos o PJER visando criar oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos por jovens empreendedores de comunidades rurais. Ao longo desses anos de atuação, o PJER já impactou cerca de 4 mil jovens. Apoiou a construção de planos, fomentou o desenvolvimento desses projetos e disponibilizou orientações e proteção durante os estágios incipientes de suas jornadas como empreendedores, protagonistas e lideranças em suas comunidades. Foi certificado como tecnologia social de referência pela Fundação Banco do Brasil e recebeu prêmios nacionais e internacionais pelos impactos alcançados.

Nossa Parceria com o Solea

Desde 2022, iniciamos nossa relação com o Instituto Solea, ao ser aprovado via edital, nosso Projeto Jovens Protagonistas Rurais: Educação contextualizada para o desenvolvimento sustentável, uma proposta inovadora e interativa nas Escolas, que integra nosso Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER). Cerca de 100 estudantes e 20 professores de duas escolas públicas no Ceará: EEFM Adelino Alcântara Filho, em Croatá, São Gonçalo do Amarante/CE; e, EEMTI Tabelião José Ribeiro Guimarães, em Pentecoste/CE, foram beneficiados.

Compartilhar: