Adel apresenta projeto as Secretarias de Agriculturas e Sindicatos Rurais dos municípios do Médio Curu

Nos dias 02 e 03/04, o coordenador do Programa Josué de Castro, Helano Luz Lopes e Anderson Vieira,  técnico da Adel, se reuniram com os Secretários de Agricultura e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios do Médio Curu, e apresentaram o projeto Convivência com o Semiárido, uma estratégia para promover a convivência sustentável com a realidade do semiárido.

As atividades do projeto inclui a capacitação e apoio a jovens rurais e agricultores familiares para implantarem, em suas propriedades, tecnologias socioambientais adequadas, que permitem o manejo e a conservação da água e do solo, a recuperação de áreas degradadas e a redução da desertificação.

Uma das tecnologias trabalhadas no projeto é a reaplicação das cisternas desenvolvidas pelo o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), que contém um sistema de boia para lavagem do telhado e uma bomba d’água, denominada “trampolim”, acoplada para facilitar a coleta de água sem contaminação. Sete (07) cisternas já foram concluídas e entregues as famílias da região do Vale do Rio Canindé.

Na próxima semana será iniciado o curso “Formação de Agentes de Convivência com o Semiárido”, voltado para técnicos dos municípios e a população em geral. Composto por 06 módulos, o curso irá apresentar aos participantes os riscos de práticas que degradam a vegetação e a importância da recuperação da mata nativa na região.

Segundo Anderson Vieira os secretários de agricultura e os representantes dos Sindicatos Rurais foram bastante receptivos com a proposta do proposta do projeto. “Eles apoiaram a iniciativa da Adel e viram como uma maneira de incentivar ainda mais as pessoas a cuidarem do espaço onde vivem” comenta ele.

Compartilhar: