Adel comemora o Dia Internacional da Juventude

Feira de Empreendedorismo e Protagonismo Social, Pentecoste/CE, 2017

No Dia Internacional da Juventude, a Adel felicita a todxs os jovens que realizam grandes transformações em suas comunidades. As comemorações referentes a data iniciaram ontem, 11, com a live “Juventude e Desenvolvimento Rural” no Instagram da organização, disponível aqui.

A jovem Milena Camelo, Secretária de Juventude da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) falou sobre os anseios da juventude rural com a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves.

Para Milena, a juventude rural segue na luta pela garantia de direitos básicos, como educação, acesso à cultura, ao lazer. “O jovem não é uma estaca para ser fincada no campo, o jovem deve ter condições e possibilidades de permanecer ali. Os jovens precisam se reconhecer como sujeitos de direitos, para então conhecerem suas realidades e serem agentes de mudanças”, reforça Milena.

O espírito e o protagonismo jovem, estão intrinsecamente ligados à história e desenvolvimento da Adel, que acredita que só é possível a promoção do desenvolvimento local por meio do protagonismo e empreendedorismo dos jovens. “Eles e elas (jovens) são essenciais na busca por transformações sociais positivas e devem ter acesso a estruturas e políticas públicas que proporcionem a liberdade para serem tudo aquilo que desejam em suas trajetórias, fortalecendo suas vocações e talentos” destaca a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves.

A juventude é plural, diversa e resiliente. Por meio do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), a Adel sonha e realiza junto com os jovens projetos transformadores em seus territórios de atuação. Já são mais de 3.000 mil jovens beneficiados, centenas de projetos de negócios implementados e quase 700 mil reais de crédito concedido para impulsionar esses as ideias dos jovens. Oportunidades que permitem aos jovens avançarem na concretização de seus projetos de vida e serem exemplos de inspiração e força.

Thiago Mota, 18, é um dos jovens protagonistas apoiado pelos programas da Adel. Em 2018, ele ingressou no PJER, por meio do projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, que beneficiou 400 adolescentes e jovens, de quatro escolas da rede estadual de ensino do Ceará.

Hoje, o Thiago convoca a todxs jovens a acreditar no seu poder de transformação, por meio da poesia de cordel. “Quero dizer neste dia que nós jovens somos capazes, que podemos quebrar padrões, e que a rima dos meus cordéis expressa o meu desejo de um futuro melhor. A juventude unida de cabeça erguida irá vencer tudo aquilo que falam que somos incapazes da fazer”, enfatiza.

A programação em celebração ao Dia Internacional da Juventude, seguirá amanhã, 13, às 19h, com o Webinar “Direitos humanos e os desafios para as juventudes rurais”. A convidada para esse debate é a Psicóloga, Assessora técnica e pesquisadora do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará, Daniele Negreiros.

Para acompanhar, inscreva-se aqui.

Compartilhar: