Adel conquista Prêmio Ozires Silva

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) ganhou na noite de ontem (08/02), em Curitiba-PR, o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, uma iniciativa que visa identificar e reconhecer o empreendedorismo nos principais setores de atividade econômica do Brasil que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade e prestigiar as empresas que promovem o empreendedorismo. 

Promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), a premiação destaca as principais iniciativas empreendedoras e sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento local e regional. O nome do prêmio leva o nome de Ozires Silva, um dos maiores empreendedores brasileiros e fundador da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Regina Nakayama (representante da Adel) recebe o prêmio das mãos de Ozires Silva

Os demais ganhadores deste ano são: Forplas Fábrica de Escadas Ltda (categoria Indústria), a Coo­­pe­­rativa Industrial Agrária (Agro­­ne­­gócio), o Projeto Terra Ltda. (Co­­mér­­­cio e Turismo), o HSBC (Cultura) e a ALL (Transporte e Logística). “O objetivo não é apenas premiar as iniciativas inovadoras, para que esses projetos se tornem mais conhecidos, mas também fazer com que o prêmio inspire outras empresas a atuar na mes­­ma linha”, afirma superintendente do Isae/FGV, Norman Arruda Filho. 

Veja os cases vencedores em cada uma das categorias:

Cívico-Público
A Agência de Desenvolvimento Econômico Local – Adel, Pentecoste-Cea­­rá, é um empreendimento social, que presta consultoria e treinamento a produtores do estado. A idéia do programa, que venceu a categoria de empreendedorismo Cívico-Público, é fortalecer as redes cooperativas cearenses, com capacitação e apoio técnico a produtores locais.  

Comércio e Turismo
Um projeto para incentivar o consumo consciente venceu a categoria Comércio e Turismo. O Projeto Terra Ltda., de São Paulo, incentiva a venda de produtos artesanais provenientes de trabalhos sociais ou de origem reconhecidamente ecológica. O programa tem ações de incentivo à produção, divulgação e venda dos artesanatos.

Indústria
A Forplas Fábrica de Escadas Ltda, de Curitiba, foi a vitoriosa na categoria Indústria com um programa de reaproveitamento de resíduos de madeiras, depois transformados em degraus de escadas. A partir dos resíduos, a empresa também criou uma linha de produtos com design alternativo, como cadeiras, mesas, biombos, tr eliças e redes de madeira.

Agronegócio
A Cooperativa Industrial Agrária, de Guarapuava, possui desde 2002 um projeto de gestão ambiental em que tenta reduzir a poeira e os ruídos em suas indústrias. A cooperativa também implementou, em 2006, a coleta seletiva de lixo em todos os seus departamentos. Os investimentos no programa chegam a R$ 17 milhões, de acordo com o site da empresa.

Cultura
O programa ambiental do HSBC, o HSBC Climate Partnership, vencedor da categoria Cultura, é uma parceria do banco com outras quatro organizações: WWF, The Cli­­mate Group, Earthwatch Institute e Smithso­­nian Tropical Research Institute. Com investimento de US$ 100 milhões, o programa busca reduzir o impacto das mudanças climáticas. São quatro linhas estratégicas de atuação: preservação de fontes de água doce, redução das emissões de gases do efeito estufa nas grandes metrópoles, pes­­quisas sobre a biodiversidade em florestas tropicais e o engajamento pessoal para transformar a atitude individual dos colaboradores.

Transporte e Logística
O programa de reutilização de água de chuva da ALL – América Latina Logística venceu a categoria Transporte e Logística. A empresa utiliza um sistema de armazenamento da água para posterior utilização na lavagem das locomotivas nas cidades de Araraquara e Bauru, no interior de São Paulo, e Curitiba e Ma­­ringá, no Paraná.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/posgraduacao/conteudo.phtml?tl=1&id=1094882&tit=Reuso-de-agua-e-de-residuos-ganha-premio</font%3E

Compartilhar: