Adel divulga resultado de seleção do Projeto Diversidade e Desenvolvimento Rural

A Adel anuncia a lista de jovens selecionados para a nova turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), com foco na promoção da diversidade. Trinta (30) jovens LGBTQ+ que residem nos municípios de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Tejuçuoca foram selecionados para a segunda edição do Projeto.

O Projeto “Diversidade e Desenvolvimento Rural: Jovens LGBTQ+ Protagonistas no Semiárido do Ceará” tem como intuito formar e assessorar esses jovens na criação e no desenvolvimento de projetos de negócios e/ou de impacto social em suas comunidades. O principal objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de jovens LGBTQ+ a partir da ampliação de suas capacidades, do aproveitamento de sua resiliência, de suas potencialidades e vocações.

Cerca de 50 jovens com idade entre 18 e 32 anos, de oito municípios do Ceará, participaram do processo seletivo. Após análise das fichas de inscrições, a Adel entrevistou todos os jovens e trinta (30) foram selecionados. O processo seletivo foi composto por duas etapas: preenchimento da ficha de inscrição on-line e entrevistas por telefone.

O processo formativo da nova turma seguirá todas as recomendações de saúde e segurança diante do contexto pandêmico. Haverá uma alternância entre momentos presenciais, assim que possível, e à distância. Os encontros presenciais serão realizados em locais arejados, amplos e com estruturas que garantam o distanciamento necessário para manter a segurança de todas as pessoas envolvidas. As atividades complementares serão disponibilizadas em uma plataforma, onde os jovens podem acessar todos os conteúdos através de apostilas, listas de exercícios e videoaulas.

Os trinta jovens selecionados serão divididos em duas turmas. As atividades vão acontecer na sede de Apuiarés e em Croatá, Distrito do município de São Gonçalo do Amarante, visando a não aglomeração. Todos os jovens participam simultaneamente da mesma programação do curso.

Para a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, a formação de uma rede de jovens empreendedores LGBTQ+ no território contribuirá para a criação de referências positivas para que outros jovens locais se sintam estimulados a colocarem em prática seus projetos de vida.  “Espera-se que, por meio dessa rede, eles desenvolvam iniciativas de promoção da diversidade, incidência na governança local e inclusão social e produtiva da juventude e da geração de consciência e sensibilidade social, cultural e política no estado do Ceará”.

Em 2019, a Adel beneficiou 25 jovens rurais LGBTQ+ pelo PJER Diversidade. As duas edições deste Projeto são apoiadas pelo edital nacional LGBT+ Orgulho viabilizado pela parceria entre Itaú e a Consultoria Mais Diversidade, que visa incentivar o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBT+.

Confira a lista dos selecionados: https://cutt.ly/LzmrZdg 

Compartilhar: